Cobrimento é a camada de proteção da armadura, é a camada de concreto que fica no meio da armadura e a face externa do componente estrutural. É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura.
Cobrimento é a camada de proteção da armadura, é a camada de concreto que fica no meio da armadura e a face externa do componente estrutural. É o cobrimento que impede a penetração da água ou da umidade do meio externo para dentro da laje, viga ou pilar evitando, assim, a oxidação da armadura.
Em estruturas de concreto, o cobrimento adequado das armaduras tem como função principal garantir proteção física e química para os vergalhões de aço.
Quais as espessuras mínimas do cobrimento nominal para uma laje com classes de agressividade ambiental fraca e moderada? Como esses valores podem ser diminuídos? Para concreto armado a espessura para uma laje é de 20mm para classe de agressividade ambiental fraca é de 25mm para moderada.
Portanto, a classe de agressividade ambiental interfere na relação água/cimento do concreto, ou seja, quanto maior a agressividade ambiental, menor a relação água/cimento em massa (Tabela 7.
a dimensão máxima característica do agregado graúdo utilizado no concreto não pode superar em 15% a espessura nominal do cobrimento. O Cobrimento Nominal não se relaciona com a classe de agressividade ambiental.
R:A distância que deve ser existir entre a face do concreto, em contato com o meio externo, e a face das barras de aço que compõem a armadura do concreto. Quando se afirma que “uma barra da armadura tem uma bitola de 10mm”, o significado é: ... fato do material concreto não possuir resistência elevada à tração.
Mecanismos de deterioração do concreto: Lixiviação, Expansão por sulfato, Reação álcali-agregado. É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras.
Ao reduzir a quantidade de poros, dosagens com menor relação água/cimento terão menores velocidades de carbonatação no concreto. Portanto, a sílica ativa pode ser considerada como um dos principais meios de se evitar tal patologia.
Pode-se afirmar que, quanto mais o concreto se mantiver inalterado, mais protegida estará a armadura. O cobrimento constitui não somente uma barreira física que separa o aço do meio externo, mas também fornece um meio alcalino no qual o aço está protegido contra a corrosão.
Basicamente, são dois os processos principais de corrosão que podem sofrer as armaduras de aço para concreto armado: a oxidação e a corrosão propriamente dita. Por oxidação entende-se o ataque provocado por uma reação gás-metal, com formação de uma película de óxido.
No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída (despassivação).
Se a armadura estiver muito deteriorada e com perdas, troque-a. Se a armadura estiver com uma agressão apenas superficial, limpe a ferrugem com uma escova de aço. Aplique sobre toda a armadura, com pincel, uma camada de um produto inibidor de corrosão.