2) Reação idiossincrática: é uma reação anormal a droga por inibição de uma atividade enzimática, sem mecanismo imunológico envolvido.
Efeitos indesejados: Os efeitos adversos são quaisquer experiências indesejáveis associadas ao uso de um produto médico em um paciente. Os efeitos colaterais da medicação podem incluir: Dor de estômago; enjoo ou náuseas.
Dizem respeito a quaisquer efeitos indesejados relacionados ao uso de um medicamento ou procedimento em saúde. No tratamento quimioterápico, por exemplo, queda dos cabelos, náuseas e vômitos são exemplos de efeitos colaterais esperados.
Os efeitos mais citados foram: neurotoxicidade, acatisia, síndrome neuroléptica maligna (SNM), delirium, hipotermia, hiperprolactinemia, discinesia tardia (DT), alterações endócrinas (amenorréia, aumento de peso, disfunção sexual), sialorréia, hipotensão postural e blefarospasmo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define reação adversa a medicamento (RAM) como “qualquer resposta prejudicial ou indesejável e não intencional que ocorre com medicamentos em doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico, tratamento de doença ou para modificação de funções fisiológicas”.