Argissolo Processo Pedogenético: Argiluviação Argiluviação – é caracterizado pela transformação de colóides minerais dos horizontes superficiais para os horizontes subsuperficiais formando um gradiente textural (B textural).
Significado de Hidromórfico adjetivo Referente aos solos inundados, encharcados e definidos pelo excesso de umidade.
Intrazonais: são solos bem desenvolvidos, além de serem bastante influenciados pelo local e pelos fatores externos. Dividem-se em solos salinos e solos hidromórficos.
O SiBCS é um sistema taxonômico de solos, hierárquico, multicategórico e aberto, com a finalidade de classificar todos os solos existentes no Brasil. Sua chave é composta por 6 níveis categóricos de classificação: Ordem, Subordem, Grande Grupo, Subgrupo, Família e Série.
LATOSSOLOS Outros solos que apresentam horizonte B latossólico imediatamente abaixo do horizonte A. CHERNOSSOLOS Outros solos que apresentam horizonte A chernozêmico. CAMBISSOLOS Outros solos que apresentam horizonte B incipiente imediatamente abaixo do horizonte A ou de horizonte hístico.
As classes que possuem maior ocorrência no Brasil são os Latossolos e Argissolos, seguidos pelos Neossolos, Plintossolos, Cambissolos e Gleissolos (Tabela 1).
No Brasil, há dezenas de solos diferentes espalhados por todo o país. Entretanto, destacam-se quatro tipos predominantes: Massapê, Aluviais, Salmourão e Terra Roxa.
Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário.