O Que Acontece Se No Pagar Uma Parcela Do Consrcio?
O que acontece se no pagar uma parcela do consrcio? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que acontece se não pagar uma parcela do consórcio?
Ao atrasar o pagamento do consórcio, o cotista fica praticamente obrigado a realizar o pagamento de juros e multas, sendo 1% de juros moratórios ao mês e 2% de multa sobre o valor das mensalidades atrasadas. No UP a incidência de juros e multas só ocorre em casos de falta de pagamento das parcelas mensais.
Como negociar parcelas atrasadas de consórcio?
Se você está com parcelas atrasadas de consórcio, o primeiro passo é entrar em contato com o UP para negociar as parcelas atrasadas. Importante: caso o atraso seja superior a 2 meses, o participante corre o risco de ser excluído do grupo, além disso, também é acrescentado juros e multa de acordo com seu contrato.
Tem como negociar consórcio?
A primeira providência é procurar a administradora do consórcio e explicar a situação. Em seguida, busque alternativas que sejam adequadas para você. Você pode tentar negociar, por exemplo, a diluição do débito nas mensalidades que ainda restam até a quitação.
Quanto tempo tenho para cancelar um consórcio?
O artigo 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) determina que a desistência de contratos pode ocorrer dentro do prazo de sete dias a contar da data de assinatura, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, por telefone ou internet por exemplo. É o chamado direito de arrependimento.
O que fazer quando quer cancelar um consórcio?
Todos devem receber uma carta de crédito, já que têm uma cota. Após o pagamento da última contemplação é realizada uma assembleia e o grupo é extinto. Afinal, sua função já foi devidamente cumprida.