EQST

O Que A Patrstica E Qual O Seu Principal Representante?

O que é a Patrística e qual o seu principal representante?

A Patrística foi um período de desenvolvimento da Filosofia Cristã. ... Então, buscou defender a fé e a Doutrina Católica usando os conceitos da Filosofia Grega, principalmente a de Platão. Para entender mesmo o que é Patrística, saiba que Santo Agostinho foi o principal representante.

Qual é a filosofia proposta por Santo Agostinho?

Para Santo Agostinho, o mal não tem realidade metafísica: todo o mal não é mais que a ausência do bem, a ausência da obra divina. Ou, para ser mais preciso, o mal não é algo que foi criado, não é algo físico – o mal é o “não ser”.

Quais ideias eram atribuídas a Deus na filosofia de Santo Agostinho?

As principais ideias de Santo Agostinho
  • A fé e a razão;
  • A primeira certeza e suas confissões;
  • A Iluminação divina;
  • O problema do mal;
  • O livre arbítrio.
21 de abr. de 2021

Quais são as principais características da filosofia de Tomás de Aquino?

A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.

Qual a teologia de Agostinho?

De modo geral, a teologia agostiniana buscou conhecer a Deus e a alma. Ele mesmo escreveu: “Desejo conhecer Deus e a alma. ... Em sua obra “Sobre a Trindade”, expõe muitas de suas reflexões, importantes para a compreensão de Deus como o Pai, o Filho e o Espírito Santo em uma unidade.

Qual é a concepção que Tomás de Aquino tem de Deus?

Tomás vai levando adiante seu intento procedendo de forma conseqüente. Deus não é complexo; Deus não é depende de nenhum outro ser; Deus não precisa ser movido, porque, sendo ato puro, não é movido por nenhum outro. Mas Deus, porque tem essas negações é também ser que existe sempre.

Quais as principais ideias políticas de Santo Agostinho explique seus conceitos de Cidade de Deus e Cidade dos Homens *?

Santo Agostinho identifica dois amores, sendo um deles gerador da Cidade dos Homens e o segundo genitor da Cidade dos Anjos. ... Os homens só vislumbram a terra e o amor próprio. O amor de si e o desprezo a Deus criaram a Cidade dos Homens, contaminada pelo pecado original.