Todas as mulheres que querem engravidar sabem: quanto mais espermatozoides ficarem dentro do útero, maior a chance de fecundação. Porém, como o sêmen é um líquido e a relação sexual pode secretar alguns fluidos, recomenda-se ajudar a natureza para não haver uma escapada em massa.
O principal sintoma da ejaculação retrógrada é redução ou ausência de esperma durante a ejaculação. A ejaculação retrógrada não causa dor, pois o que acontece é que o sêmen é encaminhado para a bexiga, sendo mais tarde expelido na urina, o que pode deixá-la ligeiramente mais turva.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o volume do ejaculado deve ser maior do que 1,5ml. Quem sempre ejacula menos do que 2ml pode ter algum problema de infertilidade e deve procurar um especialista para investigar. Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem.
Jairo Bouer explica que o tempo de ejaculação varia de homem para homem. Segundo o médico, o ideal é que esse tempo seja suficiente para o homem e a parceira ou parceiro ficarem satisfeitos com a relação sexual - o que pode variar entre três minutos de penetração e até 20 ou 30 minutos.
O que pode interferir, também, é o intervalo de tempo desde a última ejaculação. No homem que ejacula várias vezes em uma relação sexual ou no mesmo dia, a quantidade de líquido vai ser menor. Se ele está há muito tempo sem ter relação, será maior e apresentará uma cor diferente, pois o esperma estará mais concentrado.
A produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias, sendo que a fase final, da multiplicação, pode levar até 72 horas. Porém, às vezes esse processo se tornar mais lento e a produção de esperma fica insuficiente para gerar uma gravidez.
Confira 10 alimentos que vão aumentar a sua contagem de esperma
Mas, na maioria dos casos, o volume da ejaculação não está ligado à fertilidade do homem. Alimentação e consumo de bebidas também não interferem diretamente, apesar de poderem causar alterações de cor, cheiro e gosto do esperma. Homens mais velhos apresentam um esperma mais ralo devido a alterações biológicas.