Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
4.º – O verbo que está na passiva é o verbo “manter”, e não o verbo “dever”. Trata-se de “ser mantido”, e não “ser devido”. Se a frase inicial fosse «É devido manter o sigilo.», então a sua correspondente poderia ser «Deve-se manter o sigilo.»
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Por exemplo: se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”.
O verbo atentar, usado no sentido referido pelo consulente, deve usar-se com a preposição em. Ex.: «Atenta no que te digo!» ou, usando a frase do consulente, «atenta no fragmento do texto X». O verbo também é usado com a preposição em no sentido de «tomar ao seu cuidado, zelar, cuidar».
Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.