Como Ventilar Um Banheiro Fechado?

Como ventilar um banheiro fechado

Na hora do planejamento da sua planta baixa, deve-se ter o cuidado para que a porta do banheiro não fique totalmente de frente para as salas, nem a cozinha. O ideal é que ele fique próximo aos quartos, em um corredor, por exemplo, e se for só um banheiro para toda a casa, que tenha fácil acesso também para as visitas.

As diferenças de temperaturas provocam variações de densidade do ar no interior dos ambientes, que causam por efeito de tiragem, termossifão, diferenças de pressão que se escalona no sentido vertical conforme o desenho.

Por outro lado, os ventiladores de piso oferecem maior flexibilidade, principalmente em relação à decoração dos ambientes. em primeiro lugar, podem ficar guardados em uma despensa quando não estão em uso. Em segundo lugar, o mercado apresenta uma grande variedade de modelos, sendo mais fácil encontrar o mais adequado para o estilo de cada ambiente. Bem como vemos no exemplo, o projeto conta com um ventilador de piso retrô associado a uma moldura rococó, criando um contraste interessante entre os dois estilo e incluindo o ventilador na decoração. 

O Professor Ennio Cruz da Costa dizia que os banheiros deveriam ter este sistema implementado, mesmo que tivessem janelas para o ambiente externo, estas no caso serviriam para iluminação natural, sem necessidade de servirem para ventilação.

Após a instalação, o importante é garantir uma boa limpeza e manutenção para conseguir o melhor funcionamento dos aparelhos, assim como para manter uma atmosfera saudável na casa.

Navegação de posts

Navegação de posts

Um banheiro sem janela deve ter a atenção redobrada na iluminação. Além dos pontos de luz no teto e do lado do espelho, use a criatividade para iluminar outros pontos do ambiente, como nichos, prateleiras e a própria bancada.

O problema dessa alternativa é que o cômodo precisa suportar mudanças bruscas em sua estrutura – caso contrário, não há como abrir uma passagem para ventilação e luminosidade. O custo benefício costuma ser bom, já que desse modo o problema se resolve por completo.

O que acontece se a casa não tiver ventilação?

Não é necessário que o exaustor fique ligado o tempo todo, pois, para a maioria dos modelos, isto seria um gasto desnecessário de energia, além de o aparelho fazer um certo ruído. Geralmente, na instalação, coloca-se um sensor de presença, para que o exaustor só se ative quando o banheiro for utilizado.

Apesar de ter potência menor que a de uma coifa ou de um exaustor para cozinha, o depurador de ar pode ser instalado de forma mais simples, sem precisar de tubulação para expelir o ar e possui maior eficiência ecológica.

Em banheiros situados no interior das edificações que não tem paredes externas onde possa ser colocado janela, podemos utilizar este tipo de sistema para renovação de ar natural dos ambientes. A vantagem desse sistema é que pode se auto regular, conforme o aumento da carga térmica ambiente a quantidade de ar em circulação também aumenta. A admissão do ar de entrada é feita através de dutos de entrada de ar e a saída também é feita através de dutos na parte superior das edificações.

5. Coifa de teto


      5. Coifa de teto

Para começar, destacamos que a janela é instalada o mais alto possível para ninguém ver dentro do espaço e, ao mesmo tempo, garantir a plena ventilação do cômodo. Dessa forma, o tamanho da janela para banheiro varia de 0,40 cm, 0,50 cm e 0,60 cm; independentemente se for casa ou apartamento.

Mas, se você não quer quebradeira e bagunça ou se o local não permite que sejam feitas mudanças na estrutura, a segunda opção é mais simples: recorrer ao equipamento adequado para tornar o ambiente mais tolerável.

Apostar em duto de ventilação na casa é uma ótima alternativa para que os ambientes estejam sempre arejados. Contudo, para que tenha máxima eficiência, essa opção deve ser estruturada conforme as indicações do arquiteto, que indicará como os dutos passarão por diferentes ambientes da casa com a máxima eficiência. É uma solução muito importante, por exemplo, para casas em que há cozinha sem janela.

Entrada de ventilação para casas: ventilação cruzada

A janela para banheiro pequeno, por exemplo, deve ser preferencialmente instalada na parte superior da parede, próxima ao teto. Já uma janela para banheiro grande pode ter um tamanho maior e ser instalada na parte central da parede. Dependendo do espaço, ainda é possível ter mais de uma janela no banheiro.

A claraboia é outra excelente ideia de iluminação zenital que, além de eficaz, deixa o cômodo com um ar refinado. Essa técnica consiste, basicamente, em uma abertura no alto das edificações para permitir a passagem de luz – mas necessariamente implica que a passagem seja fechada. Materiais como vidro ou domo de plástico semitransparente são os mais usados para cobrir o vão.

1. Ar condicionado

Você conferiu muitas dicas para manter sua casa bem arejada. Mas entre os espaços, o banheiro sempre requer mais atenção, afinal, é um cômodo sempre úmido. E para ajudar, trouxemos 7 soluções geniais para um banheiro pequeno e sem janela que vale a pena conferir agora mesmo!

Como decorrência sobre não ter como arejar um ambiente fechado, estão os problemas respiratórios, problemas estruturais, como paredes que sofrem com umidade e não se mantém pintadas, odores de animais domésticos, maiores gastos com manutenção estrutural e desvalorização do imóvel.

Quer saber mais sobre coifas e exaustores? Conheça as diferenças e melhor escolha para cada tipo de ambiente!

Para que serve um exaustor no quarto?

Os exaustores são aparelhos utilizados para a ventilação de ambientes com excesso de temperatura, umidade, vapores, fumaça, mofo, odores, e outros poluentes.

Como saber qual exaustor usar?

Para ter certeza qual exaustor escolher para seu empreendimento, torna-se fundamental fazer o seguinte cálculo: - Multiplique a largura, altura e o comprimento do local. O resultado define o volume de ar; - Multiplique o volume de ar por 20 se for um ambiente comum ou por 40 em casos que haja a presença de fumaça.

Como calcular a quantidade de exaustor para banheiro?

Como calcular o tamanho do exaustor indicado para o meu ambiente? Deve-se multiplicar a largura x altura x comprimento do ambiente e encontrar o volume de ar. Para realizar uma troca de ar de 20 vezes por hora, multiplique o volume de ar por 20 e encontre a vazão necessária de seu exaustor.

Como dimensionar sistema de ventilação e exaustão?

A área de saída de ar deverá ser sempre 10% do que a área de entrada de ar. Escolher a posição onde a perda de carga seja mínima. Considerar sempre que o ar quente sobe, se possível instalar o ventilador na parte inferior e a saída na parte superior.