10 Dicas para jogar damas e superar seus oponentes
A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.
Os historiadores rastrearam a sua origem para 1400 a.C. e dizem que sua popularidade era tão grande que foi jogado em todo o mundo ocidental por milhares de anos. Por volta de 1100 d.C., um francês teve a ideia de jogar Damas em um tabuleiro de xadrez. Isso significava expandir o número de peças para 12 de cada lado.
COMO FAZER: Primeiro, cole o modelo impresso no papelão. Espere secar para cortar o excesso nas bordas, se necessário (quem quiser ir mais além, pode desenhar o modelo para tabuleiro de Ludo diretamente no papelão). Com o tabuleiro pronto, bóra fazer as peças para o jogo.
Como fazer? Busque na internet diversas imagens de objetos e imprima duas verões de cada uma. Feito isso, recorte e cole, em uma folha de papel, uma das versões de cada imagem, este será o tabuleiro. Se possível, cole a segunda versão das imagens em papel cartão e recorte-as, estas serão as cartas do jogo.