Quebre um cantinho da casca e puxe a película de fora para dentro, delicadamente, como mostramos na foto, ou raspe o interior da casca dos ovos com uma colherinha, cru mesmo, e adicione à dieta do seu pet.
A gema tem os nutrientes (vitaminas e minerais chave para quem pratica desporto). A clara tem as proteínas. Logo, uma parte não dispensa a outra. Um ovo inteiro contém 7,2 gramas de proteína de alto valor biológico que “é utilizada quase a 100% pelo organismo”.
Ao tirar a parte amarela do ovo, você vai deixar de ingerir diversos nutrientes essenciais para o organismo, como ferro, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico.
Comer ovo diariamente não faz mal à saúde desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada, podendo trazer diversos benefícios para o organismo como ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos, por exemplo.
A cor dos ovos é determinada por dois pigmentos: um mais claro e esverdeado, e outro mais escuro e marrom. A combinação desses pigmentos, em conjunto com outros nutrientes presentes na casca, resulta no espectro de cores dos ovos. Algumas teorias tentam explicar por que os pássaros botam ovos de cores diferentes.
Segundo Marta Fabian, do Departamento de Zoologia da Universidade do Rio Grande do Sul, "a cor da casca do ovo é uma característica genética ligada à raça da galinha. As aves de plumagem branca colocam ovos brancos, enquanto as vermelhas (ou amarronzadas) põem ovos nesses tons".
Na casca da cebola também há uma substância que lhe dá a cor, chama-se quercetina. Quando se fervem as cascas de cebola em água parte desta substância vai passar para a água. Depois, quando os ovos são cozidos na água corada, ela vai dar cor às cascas dos ovos.
Os pigmentos que coram as cascas, hemoglobina ou bilirrubina, são liberados nas paredes do oviduto. A coloração da casca, que pode ser branca, marrom, vermelha, verde e até mesmo em tons de azul, está relacionada com a raça da galinha.
Algumas raças de galinhas, como ameraucana e araucana, possuem ovos verdes ou verde-azulados. Há galinhas caipiras com essa mesma característica". A tonalidade mais escura se deve ao maior depósito de pigmentos.
Várias espécies de aves silvestres apresentam coloração azul nos ovos, porém que se tenha notícia, apenas três linhagens nativas de galinhas apresentam esta característica: Dongxiang e Lushi (China) e Araucanas (Chile).
Segundo o veterinário José Roberto Bottura, a causa dos ovos azulados é genética. "Existe um gene recessivo que faz com essa coloração ocorra. Mas é muito raro de acontecer". Seu Gomes conta que as galinhas "especiais" não botam ovos de outra cor.
O novo ovo caipira da Mantiqueira possui uma tonalidade de azul claro e vem de uma linhagem especial de galinha chamada Azur, que foi desenvolvida na França por algumas empresas de genética de aves. ... Por isso o ovo azul é caipira.
Em vez disso, inspecione a clara. Se ela estiver rosa, verde ou iridescente, o ovo foi contaminado por bactérias e não deve ser consumido. Se encontrar pontos pretos ou verdes dentro do ovo, ele foi contaminado for fungos e deve ser jogado fora.
Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro. Aí, além de ficar escuro, o ovo fede. Portanto o segredo do ovo cozido é o tempo.
Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.
Como explicamos anteriormente o fato de um ovo estar velho não quer dizer que ele esteja ruim, de forma alguma. O passar do tempo muitas vezes não afeta a qualidade do alimento. Sendo assim, ele pode estar velho e mesmo assim ser próprio para o consumo, mantendo a sua qualidade e todos os seus nutrientes.