EQST

Como Trabalhar Com Alunos Surdos Na Sala De Aula?

Como trabalhar com alunos surdos na sala de aula?

Para isso, algumas dicas são importantes para ajudar na interação.
  1. Não grite. Explique que as crianças podem falar com os colegas surdos em um tom de voz natural, e aumentarem o tom apenas se eles solicitarem.
  2. Fale de frente para a pessoa. ...
  3. Não fale enquanto mastiga.

O que ensinar para alunos surdos?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Quais são os profissionais envolvidos na educação atendimento do aluno surdo?

Assim, há várias linhas de atuação possíveis para a produção de conhecimentos por pesquisadores envolvidos na edu- cação de surdos (os professores bilíngues, os professores de língua de sinais e os intérpretes educacionais da língua de sinais e da língua portuguesa), entre elas, citamos as seguintes: a.

O que é inclusão do aluno surdo?

A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.

Quais práticas pedagógicas seriam efetivas para a aprendizagem de alunos surdos?

A educação bilíngue seria um modelo de ensino, que mais se aproximaria do respeito ao sujeito surdo em sua identidade e cultura, além de proporcionar um aprendizado real e significativo para este público, quanto para pessoas ouvintes que desejassem conhecer e aprender a LIBRAS.

Como ensinar língua portuguesa para alunos surdos?

Se o aluno surdo ainda não for capaz de escrever um texto, faça com que ele contribua para as atividades escrevendo listas ou frases sobre o tema abordado. Produções coletivas ou em pequenos grupos também ajudam o aluno a se expressar melhor pela escrita.

Quais os profissionais envolvidos na avaliação dos surdo-mudos?

Outro profissional importante nesse processo é o instrutor surdo - um profissional com deficiência auditiva que atua na escola e ensina a língua de sinais para os alunos surdos e, eventualmente, para os ouvintes também.

Qual o papel e as responsabilidades de um professor no processo de educação de alunos surdos?

Nesse contexto o professor se torna mediador do conhecimento, com o intuito de melhorar a escrita fragmentada dos surdos, usando como estratégia pedagógica. Portanto, os docentes necessitam despertar nos alunos surdos a compreensão da função social da escrita como meio eficiente de comunicação interpessoal.

Como é a inclusão de surdos na educação escolar?

A inclusão do aluno surdo na escola regular, é assegurado por leis e decretos. ... Há lei para acessibilidade que garante intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa durante as aulas, flexibilidade na correção das provas escritas, materiais de informação aos professores sobre as especificidades do aluno surdo etc.

Como incluir aluno surdo?

- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);

O que fazer quando se tem um aluno surdo?

Dicas importantes:
  1. Explore recursos visuais em sala de aula;
  2. É muito importante que todos os vídeos/filmes utilizados ou recomendados tenham legenda;
  3. Mantenha contato visual com o aluno surdo, direcionando suas perguntas a ele e não ao intérprete;
Mais itens...

Qual o papel do professor surdo na formação do aluno surdo?

A presença do professor em Libras se oficializa no Decreto Federal n.º 5.626/2009 como o mediador intencional e responsável pela formação de pessoas qualificadas para constituir um apoio pedagógico especializado que atenda as necessidades comunicativas das pessoas surdas.

Qual é a estratégia pedagógica adequada para o desenvolvimento do aluno como surdo?

O método oralista defende a integração do Surdo na comunidade ouvinte, onde o mesmo deve se comunicar através da fala, fazer leitura de lábios e assim fazer parte integrante efetivo da sociedade, assim como são claras as palavras de Capovilla (2000, p.

Quais as estratégias metodológicas são necessárias para a aprendizagem dos alunos surdos?

Trabalhar com filmes, manchetes de jornais, textos literários, programas televisivos, de modo a tornar a aprendizagem mais significativa para todos os alunos. Se essas táticas ajudam os alunos ouvintes a um melhor entendimento das atividades propostas, para os alunos surdos elas são ainda mais imprescindíveis.

Quais práticas pedagógicas podem ser utilizadas para ensinar a Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para surdos?

O bilinguismo trata-se de uma proposta didático-pedagógica que torna possível o uso de duas línguas no contexto escolar, e em outros lugares onde não há presença de intérprete, ou seja, a LIBRAS é considerada primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como (L2).

Por que português é considerada L2 ou segunda língua adquirida pelos surdos?

O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. ... capacidade dos seres humanos para a linguagem, expressam as culturas, valores e os padrões sociais de determinado grupo social”.