O profissional responsável pelo estabelecimento de saúde pode obter o novo aplicativo na internet no endereço http://cnes.datasus.gov.br no menu SERVIÇOS/DOWNLOAD.
Serviços de saúde que não atualizarem seus dados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) serão considerados desativados. Segundo a Portaria 118, de 18 de fevereiro de 2014, do Ministério da Saúde, a atualização deve ser feita a cada seis meses.
Atualização de base via Internet
Em primeiro lugar, você deverá entrar em contato com seu gestor local, que poderá ser a Secretaria Municipal de Saúde ou a Secretaria Estadual de Saúde. Cabe ao Gestor Municipal de Saúde, o cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES.
Para fechar a competência atual, e dar início à próxima, o usuário deve, dentro do sistema, clicar em "Outros>Fechar Competência". O sistema trará a caixa de diálogo para confirmar o fechamento da competência. Clicar em "OK", e a competência será fechada, dando início à subsequente.
O prazo de encerramento do recebimento das atualizações estão previstas para acontecer entre o 5º dia útil de cada mês, conforme cronograma disponibilizado na página principal do sítio do CNES, menu Acesso Rápido, Cronograma.
Para gerar um arquivo de exportação da base local, o usuário deve, dentro do Sistema CNES, clicar em "Movimento>Exportação>Base". Abrirá uma tela de boas vindas à função de exportação de dados do sistema SCNES, onde informa ao usuário que em "Próximo".
Para instalar o Sistema do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES), o usuário deve acessar o site do CNES, em Downloads/Aplicativos e proceder o download do "SCNES ATUALIZAÇÃO", quando se tratar de atualização do sistema já instalado, ou o "SCNES COMPLETO", quando se tratar de uma nova instalação.
Page 1
Na tela “Administração” clique em “Profissional”. Será apresentada a lista dos profissionais previamente cadastrados. Será solicitada a confirmação da redefinição da senha para “esus”. Clique no botão “Adicionar”.
Categoria:SCNES Simplificado/ Como transmitir para a Base Nacional?
Ao acessar o módulo "Cadastro→ Profissionais", o usuário deve clicar em "Incluir", quando se tratar de um profissional novo, e "Alterar" quando se tratar de um profissional já cadastrado na base local (Figura 1). Este último deverá ser selecionado da lista de profissionais cadastrados na base local.
Para realizar o cadastro você precisa, primeiramente, entrar em contato com o seu gestor local – Secretaria Municipal de Saúde ou Secretaria Estadual de Saúde. Cabe ao Gestor Municipal de Saúde o cadastramento e manutenção dos estabelecimentos junto ao CNES.
Identificação
CNES é a sigla para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Ele é responsável por organizar as informações sobre equipe, profissionais e unidades de saúde, além de dados sobre a infraestrutura, leitos disponíveis, tipos de atendimentos, etc.
Sobre o Cartão Nacional de Saúde - O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um projeto criado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo construir uma base nacional de informações para a saúde no Brasil, com identificação dos indivíduos, independentemente de sua cobertura pela saúde suplementar.
Na opção de consulta de profissionais "Vínculos", é possível realizar a busca informando o Nome do profissional, CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) o qual resultará um profissional específico ou com nomes mais próximos ao buscado.
O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um documento numerado que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil, ao utilizar os serviços de saúde. Ele pode ser considerado uma “identidade da saúde”.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
Para descobrir o número do Cartão, o cidadão pode entrar no aplicativo, informando seu número de CPF e data de nascimento. Para quem ainda não possuir, o Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública que prestam atendimento ao cidadão nos estados e municípios.
É possível realizar a consulta pelo número CNS – Cadastro Nacional de Saúde, pelo CPF – Cadastro de Pessoa Física ou pelo registro de CNV – Declaração de Nascido Vivo. Siga os passos: Acesse por este link: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/ Informe Número CNS.
Desde a última terça-feira (14/11) está disponível na internet o link para consulta da posição de espera de pacientes na fila no Sistema Único de Saúde (SUS). Com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), o paciente pode verificar sua posição na fila e a previsão de quando será atendido.
Confira como marcar consulta pelo aplicativo do SUS....Veja como:
Pelo Portal SUS, o paciente tem acesso ao histórico de consultas e exames. Os pedidos continuam sendo feitos pelos médicos nas unidades de saúde nas cidades, mas, pelo site, o usuário pode acompanhar o andamento dessas solicitações: se já foram agendadas, canceladas, atendidas ou se há ainda alguma pendência.
Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado.