Como se faz uma reviso de literatura sistematica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como se faz uma revisão de literatura sistematica?
Os métodos para elaboração de revisões sistemáticas preveem: (1) elaboração da pergunta de pesquisa; (2) busca na literatura; (3) seleção dos artigos; (4) extração dos dados; (5) avaliação da qualidade metodológica; (6) síntese dos dados (metanálise); (7) avaliação da qualidade das evidências; e (8) redação e ...
O que caracteriza uma revisão sistemática?
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.
Por que fazer uma revisão sistemática da literatura?
Revisar a literatura é atividade essencial no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos. A realização de uma revisão de literatura evita a duplicação de pesquisas ou, quando for de interesse, o reaproveitamento e a aplicação de pesquisas em diferentes escalas e contextos.
Qual a importância da revisão sistemática?
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identi- ficar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudan- ças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Como fazer uma conclusão de revisão de literatura?
Na conclusão o pesquisador focará em abordar os resultados focando em mostrar como isso contribui para a pesquisa. Caso não haja discussão, na conclusão também deve fazer o fechamento dos objetivos gerais, mostrando que foram alcançados.
O que deve conter na revisão de literatura?
Hora de escrever
Uma revisão da literatura científica geralmente inclui um título, resumo, índice, introdução, texto principal, bibliografia e apêndices (se necessários).
Apresente o problema claramente.
Mencione a metodologia do artigo, os métodos de pesquisa e análise, os instrumentos, etc.