Significado de Perpetue Perpetue vem do verbo perpetuar. O mesmo que: eternize, imortalize, perenize, procrie.
31 antônimos de perpétuo para 5 sentidos da palavra. O contrário de perpétuo é: 1. efémero, interrompido, interrupto, provisório, intermitente, interpolado, incontínuo.
verbo transitivo direto e intransitivo Que possui grande durabilidade; que dura muito tempo; persistir: a sensação de humilhação pode perdurar por muitos anos. verbo intransitivo Guardar na memória; manter como recordação: perfume que perdura.
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.
1 existisse, estivesse, vivesse, se achasse, se encontrasse, se tornasse, ficasse, virasse, se fizesse. Verbo ser ou ir - acontecesse: 2 acontecesse, ocorresse, decorresse, sucedesse, se realizasse, se verificasse, se passasse, se desse, se processasse, se desenrolasse, houvesse, transcorresse.
1 amostra, exemplar, caso, tipo, espécie, espécime. Exemplo: O comportamento que você apresentou ontem é um exemplo concreto da sua imaturidade. O que pode ser imitado: 2 modelo, molde, padrão, protótipo, paradigma, arquétipo, cânone, figurino, espelho, bitola, craveira, estalão, traslado, translado.
Sinônimo de todos
Significado de Exemplo substantivo masculino O que se consegue imitar; aquilo que deve ser imitado, copiado: dar bom exemplo aos filhos. Situação da qual é possível tirar um ensinamento ou serventia. ... Etimologia (origem da palavra exemplo). Do latim exemplum.
Exemplo: Tem-se como o melhor professor do colégio, mas isso não é verdade. Permanece numa dada posição: 4 conserva-se, mantém-se, aguenta-se, segura-se, sustenta-se, sustém-se. Exemplo: Minha avó nem se tem de pé de tão fraca que está.
Receber, obter, alcançar.
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.
Para o «por exemplo» No caso concreto do «por exemplo», pomo-lo entre vírgulas se ele é um elemento por si só, e não o pomos entre vírgulas se é apenas parte de outro elemento. (Chamo-lhe elemento e não oração, porque gramaticalmente uma oração tem verbo.)
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
8ª. - A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”
Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. ... Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
Quando NÃO usar a vírgula: 1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
(1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.» Dado que neste tipo de construção a oração subordinada é colocada antes da oração subordinante («mais longe chegas»), é de regra colocar-se uma vírgula a separar as duas orações.
No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios. Não pare agora...
O ponto de continuação são os dois pontos, que indicam que seguirão uma série de informações de mesmo nível. Exemplo: O comércio é constituído de: compradores, vendedores, intermediários.
As reticências são usadas nos seguintes casos:
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Dois-pontos (graficamente, :) é um sinal de pontuação que anuncia uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, ou ainda uma síntese do que se acabou de dizer. Corresponde a uma pausa breve da linguagem oral e a uma entoação descendente (ao contrário da entoação ascendente da pergunta).