Como Se Arranca Um Dente?

Como se arranca um dente

Caso esteja com um dente mole que parece que vai cair, faça o possível para que o processo seja indolor. É possível reduzir as chances de sentir dor amolecendo o dente o máximo possível antes de puxá-lo, anestesiando a área e aliviando qualquer dor que seja sentida depois do dente ser arrancado. Consulte um dentista se não conseguir tirar o dente sozinho.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Obviamente que o preço de uma extração varia consoante o médico dentista ou a clínica dentária em questão. O valor também difere entre uma extração dita “simples”, comparativamente a uma extração dita “complicada”. Nesta são efetuados procedimentos complementares, nomeadamente odontosecção (secção da coroa do dente) ou osteotomia (remoção de osso adjacente), o que acontece com maior frequência nas exodontias de dentes inclusos ou semi-inclusos.

A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns prolemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.

Outra opção também é consumir sorvete, mas é muito importante que seja em moderação, especialmente no caso de sorvetes com muito açúcar já que podem prejudicar a saúde dos dentes. Por isso, depois de comer o sorvete também se aconselha lavar os dentes, mas sem passar a escova no local do dente extraído.

A remoção do dente siso é um procedimento cirúrgico realizado por um dentista ou cirurgião-dentista. O procedimento geralmente é feito sob anestesia local para que a área ao redor do dente siso fique insensível e não cause dor durante a cirurgia.

Evite falar muito. Após levantar da cadeira do dentista, é importante não fazer esforço com a região bucal. Assim, você contribui para que não fique com desconforto na área do dente extraído e até inchaço.

Ficar em repouso o maior tempo possível nos três primeiros dias. Mantenha a cabeça mais elevada do que o resto do corpo por um período de 24 horas após a cirurgia de extração.

A alimentação deve ser repensada no pós-operatório da extração dentária

Tome água à vontade, pois a hidratação é cuidado importante.

Perder os dentes de leite é um rito de passagem para quase todo mundo. Se um dos dentinhos do seu filho parecer mole e pronto para cair, talvez você esteja na dúvida se deve ou não fazer alguma coisa. É o seguinte: por um lado, geralmente basta esperar que o próprio corpo dê um jeito da situação por conta própria; por outro, basta seguir as dicas deste artigo caso você prefira dar um leve empurrãozinho. Só esteja preparado para marcar uma consulta com o odontopediatra se a gengiva da criança doer ou sangrar por mais de 15 minutos!

Menu Exibir

Menu Exibir

É também viável e até, por vezes, pertinente a extração de dente na gravidez, pois se existe algum dente com infeção, para além dos problemas que pode causar à grávida, a saúde do feto pode ser também prejudicada. Existem, contudo, referências para que esse procedimento seja efetuado apenas após os três primeiros meses de gestação.

Em casos de sangramento excessivo e contínuo (hemorragias), morder a região operada com gaze estéril, pressionando o local operado de forma ininterrupta. Caso o sangramento não pare, entrar em contato com o seu cirurgião-dentista.

Para que o período pós-operatório decorra com normalidade, deve seguir à risca as recomendações do seu dentista. Entre outros, a alimentação, a higienização da boca, a medicação, o esforço físico e hábitos de risco como o tabagismo são fatores que podem ter de sofrer alterações nos dias anteriores e seguintes à remoção do dente. 

Conteúdos Mais Vistos

Após extração de um dente é muito comum que surja sangramento, inchaço e dor, o que causa muito desconforto e pode até prejudicar a cicatrização. Assim, existem alguns cuidados que são indicados pelo dentista e que devem ser iniciados logo após a cirurgia.

Nos 2 primeiros dias, colocar compressas geladas próxima à região operada, utilizando um saco plástico e grande quantidade de gelo, protegendo a pele com uma toalha fina de algodão, hidratante ou vaselina sólida para não queimar a pele. As compressas de gelo deverão ser feitas por 20 minutos, seguidos, obrigatoriamente, de um período de descanso de outros 20 minutos; após esse período, fazer nova aplicação de gelo por mais 20 minutos, e assim por diante até 24 horas para evitar possíveis inchaços.

Extração de dente - passo a passo

A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa frequência em consequência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.

Por isso, é importante compensar os dentes extraídos, de forma a reabilitar convenientemente a estética e a funcionalidade dentária, exceto nos casos onde isso não seja pretendido, como é o caso dos dentes do siso, dentes de leite, dentes extraídos por razões ortodônticas ou noutros casos específicos.

Normalmente a exodontia de dente monorradicular (dente com uma só raiz), tende a ser mais fácil e a cicatrizar mais rápido quando comparada à exodontia de dente multirradicular (dente com mais de uma raiz), mas, por si só, essa particularidade não determina o tempo de cicatrização, pois a mesma depende de muitos outros fatores.

Como tirar dente leite?

Na maior parte dos casos, o dente cairá sem esforço, sendo recomendado que os pais usem uma gaze ou pano limpo e, movimentando o dente da criança levemente em direção à boca, esperem até que ele se desprenda completamente da gengiva.

Como tirar um dente de leite rápido?

É importante destacar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele já estiver bem mole é possível estimulá-lo a sair naturalmente. Balançar de um lado para o outro ou comer alimentos rígidos para incentivar a mastigação, como maçã e cenoura, são dicas para essa etapa.

É necessário arrancar o dente de leite?

A resposta correta é: embora não seja necessária, a remoção caseira pode ser feita, desde que se tome alguns cuidados. A troca dos dentes de leite pelos permanentes acontece naturalmente até os 12 anos, aproximadamente. "Quando o dente começa a amolecer é comum as crianças brincarem de mexer.

O que acontece se não arrancar os dentes de leite?

Quando os dentes de leite não caem, a tendência é que a dentição permanente surja de forma inadequada, levando ao encavalamento e a outras disfunções ortodônticas. O efeito disso repercute nos tecidos bucais, os quais ficam mais propensos ao acúmulo de alimentos e a inflamações gengivais.

Pode arrancar o dente de leite?

Se seu filho está passando por essa fase agora, pode ficar tranquilo! Não há risco algum em arrancar os dentinhos, desde que eles estejam bem amolecidos e apenas “pendurados” na cavidade oral.