Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo (benzer) (nome da pessoa) tu tens quebranto, dois te puseram, três hão de tirar. De onde este mal veio para lá torne a voltar. Em nome das três pessoas da Santíssima Trindade (benzer) que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Simpatia para tirar quebranto de bebê feita pela própria mãe Com o bebê no colo, a mãe deve dar três lambidas na testa do bebê e rezar um pai nosso segurando sua mãozinha. Em seguida, deve dizer três vezes a seguinte frase: “Deus te criou, E eu, mãe, te pari; o Quebranto que te puseram, Eu, mãe, lambi”.
UM RITUAL QUE TEM PASSADO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO Ao longo da oração, quem está a benzer, acompanha o ritual fazendo do gesto do sinal da cruz sobre a taça com água, com a mão direita. “Eu te benzo ______ (nome da pessoa) de lua e olhado. Cobranto e cobrantado. Deus é “berbo”.
Pegue copo de água mineral (ou fervida). Enquanto estiver fazendo a prece, faça o sinal da cruz pequeno na testa, na boca e na garganta da criança - e onde sua intuição lhe guiar. EU QUE TE PARI, EU TE CRIAREI, EM NOME DE JESUS E DA VIGEM MARIA.
Os sintomas e características apresentadas pela vítima são: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo, ausência de apetite e tristeza. O indivíduo com quebrante pode adoecer, definhar e até morrer.
No Bra- sil, a doença é também referida como “espinguela caída”, na Bahia, e “peito aberto”, em Pernambuco, ou ainda como “arca caída”. É uma doença caracterizada por forte dor na boca do estômago, nas costas e pernas, além de um cansaço anormal que acomete o indi- víduo, ao submeter-se a esforço físico.
Assim, benzedeiros e benzedeiras costumam ter “remédio” para espinhela caída (dor na boca do estômago, nas costas e pernas), carne quebrada (dor muscular), cobreiro (herpes), quebranto (mau-olhado), encosto e vários tipos de males do corpo ou da alma. Benzer significa tornar bento ou santo.
[Informal] Dor no esterno, causada por esforço ou cansaço. [Informal] Grande raqueza ou prostração.
Vento caído ou vento virado É uma doença específica de criança, e que está associada ao desarranjo intestinal e à desidratação, a criança adquire esta doença através de um susto. Neste momento, o bucho da criança vira, e só fica curado, depois de rezar três vezes.