A diminuição em seu tamanho ocorre em virtude da interferência humana, que intercepta grande parte da água que abastece o Aral para a irrigação, especialmente para o plantio do algodão.
Com isso, observa-se a descida dos níveis de água, o grande declínio da pesca, degradação do ecossistema, tendo como consequências: deterioração do ambiente, falta de água para população, condição de saúde precária, sendo então, uma tragédia.
2- Com o tempo, a concentração de poluentes no lago foi se tornando cada vez mais elevada, resultando na perda da biodiversidade, no aumento da salinidade e na redução da população de peixes e outros animais.
O mar de Aral localiza-se na região da Ásia Central. Esse mar está secando por conta de ocorridos durante o período de existência da União Soviética, que desviou os rios que o abasteciam.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.