EQST

Como Ocorre A Translocaço Robertsoniana?

Como ocorre a translocação robertsoniana?

Translocação robertsoniana, também chamada fusão cêntrica, é a união de um segmento cromossô- mico em uma região fragmentada de outro, resul- tando em um cromossomo metacêntrico ou subme- tacêntrico. Esse processo ocorre após a quebra de dois cromossomos acrocêntricos em regiões próxi- mas ao centrômero.

O que é translocação na síndrome de Down?

translocação: o cromossomo extra do par 21 fica "grudado" em outro cromossomo. Nese caso embora indivíduo tenha 46 cromossomos, ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos de Síndrome de Down). Os casos de mosaicismo podem originar-se da não disjunção mitótica nas primeiras divisões de um zigoto normal.

Quais são as consequências de translocações Robertsonianas?

A translocação robertsoniana é uma das maiores responsáveis pelo surgimento de filhos com síndrome de Down, pois ocorre a fusão dos cromossomos acrocêntricos 15 e 21. ... Uma criança que tenha uma translocação desequilibrada pode vir a ter dificuldades de aprendizagem, atraso no desenvolvimento ou problemas de saúde.

Quais são os fatores genéticos que determinam a síndrome de Down?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Quando ocorre a translocação?

As translocações ocorrem quando uma parte de um cromossomo se separa do mesmo e se liga a uma parte de um outro cromossomo não homólogo. ... Simples: Quando só um cromossomo "perde" uma parte para um outro não homólogo.

Quais são as diferentes formas da trissomia 21?

Os três tipos de trissomia do 21(SD)
  • A trissomia simples, resultado da não-disjunção cromossômica do par 21, que ocorre no momento de divisão celular, representando 95% dos casos;
  • O mosaicismo (2% dos casos), que compromete apenas parte das células, ou seja, algumas células possuem 46 cromossomos e outras, 47;
Mais itens...•27 de fev. de 2019

Como ocorre o cromossomo 21?

Quando se formam seus óvulos ou seus espermatozóides, o par 14 se separa: o cromossomo 14 inteiro vai para uma célula e o cromossomo “misto” (14 + pedaço de 21) vai para outra, e o 21 que não tinha par vai para uma das duas.

Qual o motivo da formação de um cromossomo em anel?

A formação de um cromossomo em anel é uma alteração estrutural que surge quando acontece uma quebra nas duas extremidades do cromossomo (braço curto e braço longo) e uma subsequente fusão.

Quais os efeitos que podem surgir a partir da translocação?

Estas translocações geralmente não causam danos e podem ser encontradas durante um diagnóstico pré-natal. Entretanto, os portadores de translocações recíprocas balanceadas possuem riscos aumentados de criarem gametas com translocações cromossômicas não-balanceadas causando abortos ou crianças com anormalidades.