A umidade no local faz com que os fungos causadores do bolor se espalhem pelo ambiente, e em contato com o alimento, formam este bolor.
Resposta. Os fungos têm uma grande capacidade reprodutiva. Eles estão em todo lugar esperando apenas uma oportunidade para se desenvolver, essa oportunidade é justamente um local que seja úmido e tenha nutrientes. O pão é perfeito para eles, já que atende suas necessidades básicas.
O reaproveitamento dos alimentos, com receitas inusitadas, também é uma das práticas indicadas pelos especialistas. O controle da temperatura do refrigerador é fundamental para evitar que alimentos estraguem. Os alimentos devem ser conservados a uma temperatura entre 1°C e 5°C para manter frescura e sabor.
É um meio de diminuir o lixo produzido e o consumo de fertilizantes e produtos químicos que agridem o meio ambiente e a saúde das pessoas. Além disso, incentiva o consumo de alimentos orgânicos, que são menos nocivos para a nossa saúde.
Para se ter uma ideia, hoje, 30% dos alimentos produzidos globalmente para consumo humano se perdem na cadeia de fornecimento: 10% do desperdício ocorre no campo, 30% durante o manuseio e transporte dos alimentos, 30% no comércio e 10% na mesa do consumidor final.
As causas para tamanho desperdício são muitas. Muitos produtos, como frutas e vegetais, estragam antes de saírem das prateleiras. Muitos consumidores compram produtos que estragam antes de irem para a mesa e uma parte considerável do que chega até ela não é consumido. Existem também os problemas durante o transporte.
Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos na sua casa
11:36 - Brasil desperdiça 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano. Um dos fenômenos causados pela cultura do consumismo é o desperdício alimentar. Somente no Brasil, são desperdiçadas 23,6 milhões de toneladas de alimentos por ano, o que representa mais de 40 quilos de lixo por pessoa ao ano.