Pois é, todo mundo pensa que sempre houve no mundo estrelas pisca-pisca. Mas é erro. Antes os índios olhavam de noite para o céu escuro — e bem escuro estava esse céu.
Baseada em uma lenda dos índios Bororo, o Lendas Animadas reconta, nesse episódio, a história dos meninos que seguiram suas mães até um lugar secreto, que só as mulheres conheciam e de como, no final de suas aventuras, eles acabaram virando estrelas.
A história que batiza o livro, Como Nasceram as Estrelas, conta como, em uma aldeia, travessos curumins deram origem à estrelas brilhantes. Retratando índios e diversos personagens do folclore nacional, como a sereia Yara, o Curupira e o Saci-Pererê, todas as fábulas trazem uma forma de aprendizado.
Resposta. Resposta: Lendas Brasileiras é o tema do texto!
A avó assim fez e os curumins se encheram de bolo que logo se acabou. Só então tiveram medo das mães que reclamariam por eles comerem tanto. Podiam esconder numa caverna a avó e o papagaio porque os dois contariam tudo. ... Resolveram, essas mães nervosas, subir atrás dos meninos e cortar o cipó embaixo deles.
As três partículas fundamentais da matéria são os prótons (localizados no núcleo do átomo, de carga elétrica positiva), os nêutrons (localizados juntamente aos prótons, mas sem carga elétrica) e os elétrons (partículas que constituem a eletrosfera do átomo, dotada de carga elétrica negativa).
Quando a temperatura atinge valores de alguns milhões de graus Celsius, têm início as reações nucleares, em que átomos leves se fundem originando átomos mais pesados e uma enorme quantidade de energia: é a estrela que começa a brilhar!
O hidrogênio é o principal combustível do reator nuclear que existe dentro da estrela. Ele produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas que vemos no céu.
As estrelas produzem a sua energia por um mecanismo chamado fusão nuclear. Nesse processo dois elementos simples se fundem para produzir um elemento mais pesado, liberando muita energia. Não confunda com a fissão nuclear, processo utilizado nas usinas nucleares.
As Estrelas são corpos celestes que têm luz própria. Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos. Na nossa galáxia - a Via Láctea - existem mais de cem bilhões de estrelas.
Canis Majoris
Lista das estrelas mais brilhantes