Como montar um campo harmnico maior? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As melodias geralmente são feitas dentro de um contexto em que existe um Centro Tonal indicando uma harmonia e uma escala. Para montar o campo harmônico da escala maior é necessário conhecermos os intervalos e notas pertencentes a ela e depois montamos os acordes em cada intervalo de acordo sobrepondo as terças.
Qual o campo harmônico mais usado?
Pois bem, em 93% dos casos, os mais usados são fá (F) e lá menor (am), sendo que o F é responsável por 59% das execuções. Isso significa que, se você compuser uma música em dó e incluir um mi menor nela, é melhor pensar bem antes de tocar, logo a seguir, um acorde que não seja o fá ou o lá menor.
Como se escreve um acorde diminuto?
Na notação de cifra, o acorde diminuto é escrito com o símbolo do acorde seguido de um pequeno círculo (°) acima e à direita ou seguido de dim. O bemol duplo no 'sete', caracteriza a nota como 'sétima dobrado bemol', que equivale à sexta.
Qual é a diferença entre os graus dó campo harmônico e escala?
Para entendermos o que é campo harmônico precisamos saber a diferença entre escala cromática e escala diatônica. Escala cromática é a escala que possui todas as notas musicais, supondo que ela começasse pela nota dó ela seria a seguinte: ... O campo harmônico, seria então, os acordes possíveis numa tonalidade.