Como interpretar tirinhas e charges? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As charges e as tirinhas podem ser textos não-verbais ou híbridos. A diferença entre eles está na quantidade de quadros. Enquanto a charge apresenta apenas um, bastante impactante, a tirinha traz dois ou mais quadros e uma história a ser acompanhada. Geralmente, ambos abordam algum tema atual e com muita criticidade.
Qual o principal objetivo de uma charge?
As charges procuram expor figuras públicas a situações ridículas ou a mostrar de forma não convencional temas normalmente tratados com maior seriedade, suscitando assim o riso. Um final inesperado é um fator muito usado em charges para provocar o efeito de comicidade. Trata-se de uma ruptura do discurso construído.
O que é interpretar uma tirinha?
Tirinhas e charges são textos de natureza humorística que mobilizam elementos verbais e não-verbais para construir uma crítica sobre determinado tema.
Como interpretar um quadrinho?
Para leitura interpretativa de Histórias em Quadrinhos/Tirinhas, usa-se o conhecimento da realidade e de processos linguísticos para produzir sentidos e criar significações às ilustrações e falas.
Qual é o objetivo do cartum?
Por meio do cartum, o veículo expõe a opinião, e ponto de vista em um desenho que pode, ou não, ser acompanhado de legenda. Também pode ser considerado uma forma de levar ao público leitor, de maneira diferenciada e rápida, o debate sobre os mais variados temas da atualidade.
Qual é o objetivo da tirinha?
O uso destas tirinhas é comum nas salas de aulas em diferentes áreas do conhecimento. O uso deste gênero textual nas salas de aula, tem como objetivo desenvolver uma aula mais dinâmica e que desperte o interesse do aluno.