Passo a passo para emitir a segunda via do IPTU 2021
O pagamento poderá ser realizado das seguintes formas: Nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados. Por esses canais online, não há necessidade do documento impresso, basta a informação do número de cadastro do imóvel (que pode ser obtido de notificações anteriores).
No portal da dívida ativa https://dividaativa.prefeitura.sp.gov.br/ o cidadão consegue consultar os seus débitos e emitir a guia para pagamento à vista ou parcelado. Clique em consulta e pagamento e selecione a opção IPTU./span>
Bancos conveniados para pagamentos de impostos e taxas Banco do Brasil S/A – Caixas eletrônicos, Internet Banking, Débito automático e Correspondentes Bancários. Banco Itaú– Unibanco S/A– Caixas eletrônicos, Internet Banking, Débito automático, Correspondentes Bancários e Guichê Caixa da Agência 5865 – Paço Municipal.
O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. Quem não rececebeu o carnê pode solicitar a segunda via a partir no site da Secretaria de Fazenda (www.rio.rj.gov.br/web/smf) ou nos postos de atendimento do IPTU./span>
O IPTU é calculado pela aplicação de uma alíquota percentual sobre o valor de mercado do imóvel. Exemplo: uma casa que vale 200 mil reais tem alíquota de 1% para o IPTU. Então a base de cálculo do imposto são os 200 mil.
Basta acessar o site da prefeitura da sua cidade tendo em mãos o número de inscrição do imóvel. Rapidamente você já saberá o valor da dívida, formas de pagamento e poderá imprimir sua guia para quitação. Use a internet para consultar seus débitos de IPTU e manter o imposto regularizado.
Consulta a Débitos Verifique se o seu imóvel possui débitos em atraso relativos ao IPTU. Para efetuar a consulta é necessário informar o número do contribuinte (equivalente ao número do cadastro do imóvel ou SQL).