Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: com um princípio de incêndio e abertura de um ou mais chuveiros (sprinklers) a pressão da rede diminui, em consequência disso, a pressão abaixo do obturador da VGA, por diferença de pressão, empurra-o para cima fornecendo água ao sistema e provocando a abertura da válvula ...
Para chuveiros automáticos tipo spray em pé e pendentes de cobertura padrão em ocupações de risco leve e ordinário, as distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais não devem exceder em 4,6m. Em casos extraordinários, as distâncias entre ramais e entre chuveiros nos ramais não devem exceder em 3,6m.
Os chuveiros automáticos (sprinklers), ao final, são dispositivos com elemento termo-sensível projetados para serem acionados em temperaturas pré-determinadas, lançando automaticamente água sob a forma de aspersão sobre determinada área, com vazão e pressão especificados, para controlar ou extinguir um foco de incêndio ...
A rede de hidrantes trata-se de um sistema de distribuição hidráulica com demanda mínima de vazão, pressão e volume de água estabelecidos em norma.
O acionador é ligado à Central de Alarme de Incêndio. Ele tem um botão, como se fosse um interruptor, que ao ser acionado envia para a central a localização da ocorrência. ... Central de alarme: É o aparelho que interliga todos os dispositivos, recebe e envia os sinais de alerta e de acionamento de todos os equipamentos.
A central de alarme do aparelho deve ser instalada dentro da construção. É importante encontrar um local protegido de sol e chuva e que esteja próximo a uma tomada, para que o equipamento possa ser alimentado.