Descubra as formas mais simples de estimular os neurônios todos os dias
As células da glia, células gliais ou neuróglia são diversos tipos celulares presentes no sistema nervoso central. Elas não geram impulsos nervosos, não formam sinapses e, ao contrário dos neurônios, são capazes de se multiplicar através do processo de mitose, mesmo em indivíduos adultos.
São células que junto com os neurônios constituem o tecido nervoso. Além de sustentar e produzir mielina, as células da glia agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando assim interferências na condução do impulso nervoso. ...
Um neurônio tem quatro regiões morfológicas bem definidas: dendritos, corpo celular, axônio e terminais pré-sinápticos. O corpo celular contém núcleo, retículo endoplasmático, aparelho de golgi e mitocôndrias. ... É o principal mecanismo receptivo do neurônio e de emissão de impulsos a neurônio vizinhos.
Os neurônios são células especializadas em receber e transmitir impulsos nervosos. Eles possuem duas propriedades fundamentais: Excitabilidade: Também denominada irritabilidade, é a propriedade que permite ao neurônio responder a estímulos internos ou externos.