O minoxidil é uma substância que ajuda a combater e prevenir a queda de cabelo em mulheres e homens. Além disso, em algumas situações, o minoxidil também pode ser recomendado para engrossar e preencher falhas nas sobrancelhas e na barba.
A saúde do cabelo também começa pela boca, além de uma alimentação rica e variada, existem suplementos que contribuem para o crescimento dos fios. É o caso da biotina, uma vitamina essencial do complexo B, também conhecida como B7.
Ao finalizar o uso de Minoxidil recomenda-se lavar as mãos com água abundante para evitar o crescimento de cabelo em áreas não desejadas.
O uso de grandes quantidades do minoxidil pode provocar dermatite alérgica, palpitações, dor no peito, dor de cabeça, náuseas, aumento da frequência cardíaca e inchaço no corpo.
O produto pode deixar o cabelo com aspecto oleoso, portanto, muitas pessoas vão lavar os cabelos frequentemente, principalmente aquelas que aplicam mais de uma vez ao dia. É possível lavar os cabelos diariamente, mas leve em conta que o minoxidil tópico pode levar de 1 até 12 horas para fazer efeito. O ideal então é não lavar o cabelo até que as 12 horas sejam completadas após a aplicação.
O minoxidil não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou que tenham alergia ao minoxidil ou qualquer outro componente da fórmula. A solução do minoxidil a 5% só deve ser usada por mulheres sob a orientação do médico.
O tratamento de mesoterapia também é outro arsenal contra a queda de cabelo. A técnica consiste em na aplicação de um coquetel multivitamínico na derme do couro cabeludo. Isso é feito por meio de pequenas punções com micro-agulhas no couro cabeludo.
O uso tópico de minoxidil é bastante eficaz e tem poucos efeitos colaterais. Nesse formato, ele é aplicado diretamente na área afetada, ou seja, no couro cabeludo. Pode ser aplicado duas vezes ao dia ou com um espaço maior de tempo, dependendo da indicação do dermatologista.
O minoxidil também pode ser usado para engrossar as sobrancelhas, aplicando a solução com a ajuda de um cotonete. Depois de aplicar o produto, também se pode passar um óleo na sobrancelha, para que não fique ressecada. Saiba como fazer sobrancelha crescer e engrossar.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Além disso, em alguns casos, o minoxidil também pode ser recomendado pelo médico para preencher falhas, engrossar e crescer os pelos nas sobrancelhas e na barba. Veja como usar o minoxidil para crescer a barba.
A dose diária recomendada é de 1 ml da solução a cada 12 horas (cada ml corresponde a 6 pulverizações), começando pelo centro da área a tratar. Deve ser respeitada a dose diária recomendada independente da extensão da alopecia. A dose máxima diária recomendada é de 2 ml (12 pulverizações).
Minoxidil tem ótimos resultados na maioria dos pacientes. Quando se trata de estudos que comprovam a eficácia do minoxidil tópico, uma pesquisa desenvolvida pelo Journal of the American Academy of Dermatology aponta eficácia de 60% dos homens que participaram do estudo e utilizaram a solução a 5%.
O minoxidil não é indicado em casos de perda completa dos cabelos ou quando a queda de cabelos acontece devido ao uso de algum medicamento, deficiências nutricionais, doenças que causem danos à pele e couro cabeludo ou tratamentos médicos, como a quimioterapia.
A Omens é referência na área da saúde masculina, ajudando homens em questões relacionadas à sexualidade e à dermatologia. A plataforma de telemedicina permite consultas online com urologistas, dermatologistas e psicólogos, todos juntos cuidando de você, do seu bem estar e autoestima.
Antes de iniciar o tratamento com este medicamento é necessário fazer uma revisão clínica completa com seu médico. Consulte seu médico, inclusive se qualquer uma das circunstâncias anteriormente mencionadas tenha lhe acontecido alguma vez. Assim como com outros medicamentos, o grau de resposta ao tratamento depende de cada paciente, por isso, pode ser necessário um tratamento prévio de 4 meses antes do cabelo começar a crescer.