Caso seja um disjuntor bipolar, alimente as duas fases no disjuntor por cima e o neutro ao barramento. Esquema de Ligação de um Disjuntos Bipolar! Por fim, caso seja um disjuntor DR, realize a alimentação da(s) fase(s) e a do neutro por cima e saia com eles por baixo, ligando o neutro ao barramento.
Como ligar duas lâmpadas em paralelo
As tomadas são classificadas da seguinte maneira: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N e O. Cada tipo tem uma forma e quantidade de pinos. Na Europa, por exemplo, os tipos mais utilizados são o C e o F, ambos com dois pinos redondos. Nos Estados Unidos o mais comum é o tipo A ou B, com pinos chatos.
A tomada padrão UK não é a mesma tomada padrão europeu que encontramos em grande parte do continente. A Inglaterra e demais países do Reino Unido adotam o tipo G, bem diferente dos modelos mais conhecidos. O formato das tomadas é diferente, bem triangular, com três pinos achatados em direções diferentes.
NBR 14136
Já nos Estados Unidos o padrão de tomadas é um pouco diferente do que usamos aqui no Brasil. Embora eles usam o modelo de três pinos, mas ele é de dois pinos chatos e um arredondado, portanto um aparelho elétrico aqui do Brasil não serviria na tomada tradicional americana.
A energia monofásica é distribuída através de tomadas de uso doméstico comuns, e é utilizada para a alimentação de equipamentos do cotidiano. O transformador trifásico é alimentado por 3 fases, isto é, tem 3 fios na parte de cima.
Estas são as 10 melhores marcas de tomadas e interruptores do mercado brasileiro de materiais elétricos
A Norma ABNT NBR5410 define que, em todos os cômodos: – tomadas baixas devem estar a 30cm do chão, no mínimo, sendo a altura ideal 40cm do piso. – tomadas altas, quando necessárias, devem estar a uma altura de 2 m até 2,25 m do piso acabado.