EQST

Como Era Rita Baiana No Livro O Cortiço?

Como era Rita Baiana no livro O Cortiço?

A mulata Rita Baiana, na obra O Cortiço, representa uma personagem irreverente, decidida, independente. Porém como Bertoleza, desejava se relacionar com um homem de raça superior à sua, enveredando o quanto questões ligadas ao preconceito racial estavam presentes nas páginas do romance O Cortiço.

Quem foi Rita Baiana?

Rita Baiana é a personificação do melhor e do pior da mulher, mas não é uma mulher comum, e sim uma dotada do orgulho e da beleza da raça negra da qual descende, aliada à ferocidade da mulher pobre que defende seu espaço e seu sustento. Ela transborda alegria e sensualidade, é corajosa, digna, guerreira.

O que Rita Baiana representa?

Rita Baiana, personagem de "O Cortiço" de Aluísio Azevedo, é a projeção do estereótipo de "mulher mulata brasileira", a mulher bonita e sedutora moldada pela sociedade. Além da mera figura, porém, a partir de Rita Baiana temos começos de muitos caminhos de discussões no naturalismo brasileiro.

Tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada?

ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante.

O que foi o romance de tese do naturalismo?

As obras naturalistas são também chamadas de romances de tese: apresentam um ponto de vista e tentam demonstrá-lo através dos fatos narrados. Em geral, focalizam o lado patológico dos indivíduos ou da sociedade, ou seja, as piores situações sociais, como: traição, atentado ao pudor, exploração sexual etc.

Quem era Firmo no livro O Cortiço?

Firmo: amante de Rita Baiana, ele foi morto pelo português Jerônimo. Pombinha: moça bonita, discreta e educada que se prostitui por influência da prostituta Léonie. Libório: habitante miserável e solitário do cortiço, vivia como um mendigo.

O que é o determinismo do Naturalismo?

Naturalismo é um estilo literário que influenciou a escrita de romances no século XIX. Os romances naturalistas, portanto, apresentam como principal característica o determinismo, conceito científico que afirma que o meio, a raça e o período histórico influenciam o caráter dos indivíduos. ...

Quais são as teses do Naturalismo?

As obras naturalistas são também chamadas de romances de tese: apresentam um ponto de vista e tentam demonstrá-lo através dos fatos narrados. Em geral, focalizam o lado patológico dos indivíduos ou da sociedade, ou seja, as piores situações sociais, como: traição, atentado ao pudor, exploração sexual etc.

Quem é Bertoleza no livro O Cortiço?

Bertoleza era uma fiel escrava ganho de um velho cego ao qual ela via apenas para entregar-lhe os jornais mensais. Era, além disso, amigada com um português que fazia fretes com uma carroça. Certo dia, esse português carregou mais peso do que poderia e caiu morto no chão.

Quem era Miranda no livro O Cortiço?

- Miranda: português, morador do sobrado ao lado do cortiço. É casado com Estela, mas tem um casamento infeliz, mantido apenas por razões financeiras. - Estela: esposa de Miranda, é infiel ao marido. - Zulmira: filha de Estela e de Miranda, casa-se com João Romão, que busca ascensão social através do casamento.

Qual é o principal tema do cortiço?

Foi publicado em 1890 e faz parte do movimento naturalista do Brasil. A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro. Com um teor crítico, trata-se de uma exímia representação da realidade brasileira do século XIX.