Chica da Silva foi uma mulher que procurou integrar-se socialmente à elite mineira das formas convencionais. Teve casas e escravos (e só alforriou um em toda a sua vida). Cuidou de seus filhos e procurou dar-lhes a melhor educação possível, tentando integrar-se aos círculos católicos de Minas Gerais.
Chica da Silva foi alforriada por João Fernandes e viveu como uma senhora rica e importante daqueles tempos. Promovia festas em sua casa e ajudava a patrocinar as igrejas locais. Após a morte do pai de João Fernandes de Oliveira, este volta para Portugal para disputar a herança com a madrasta.
1796
1796
1732
Elenco
Serro, Minas Gerais, Brasil
Palácio Pombal
231
Chica da Silva (1732-1796) foi uma escrava brasileira alforriada que ficou famosa pelo poder que exerceu no arraial do Tijuco, hoje a cidade mineira de Diamantina. ... Francisca da Silva nasceu no Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina, Minas Gerais, na época em que o Brasil tornou-se grande produtor de diamantes.
Francisca da Silva de Oliveira, ou apenas Chica da Silva (Serro, ca. 1732 - 15 de fevereiro de 1796), foi uma escrava, posteriormente alforriada, que viveu no Arraial do Tijuco - atual Diamantina - então pertencente ao município do Serro, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII.
A Coroa Portuguesa tratou de limitar a exploração da riqueza, instituindo a figura do contratador, aquele que detinha direito de explorar o mineral. Cada contratador podia empregar até 600 escravos na sua área de exploração e pagava à coroa um determinado valor por escravo, além dos impostos sobre a produção.