Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse será o objetivo básico do manejo das pastagens ...
Deixar faltar suplementos ou achar que não são importantes é um erro típico que trava a engorda. Os suplementos mais recomendados pela Embrapa são o sal proteinado, sal mineral, uréia e virginiamicina.
São passos que, quando planejados, trazem resultados, cobrem os custos de produção e ainda dão condições para você ampliar sua propriedade. Se esses são seus objetivos, esse conteúdo da Boi Saúde foi produzido especialmente para você!
Todo fazendeiro sabe que com mais arrobas o preço se eleva e o mercado fica mais receptivo. Portanto, nesta fase está o foco principal do pecuarista, visto que pode definir se terá lucro ou prejuízo.
As várias raças interferem na engorda rápida, pois, além de se diferenciarem, devido aos diferentes fatores genéticos que cada uma carrega, cada tipo tem seu modo característico de adaptar-se aos biomas do Brasil, muitas não estão adequadas ao local da criação.
Muita gente pensa que basta bom pasto e mais alguns cuidados para obtenção do peso que trará lucratividade. No entanto, não é bem assim. Primeiramente é preciso lembrar que, apesar da alimentação ser elemento muito importante, não é o único.
Pasto de qualidade, sombra, água fresca e nutrição. Esse é o combo da pecuária que produz boi gordo. Nada de inventar moda e querer implementar processos ou maquinários que podem até ser úteis, mas que não são prioridades no momento.
As pequenas propriedades têm grande potencial na criação de gado. Seja para produção de carne ou de leite, o fato é que a estrutura pode ser moldada conforme o manejo escolhido e as técnicas aplicadas. Geralmente, o manejo nutricional é uma das questões que mais exigem adaptação quando há escassez de espaço.
Quanto custa engordar um boi? Esta é a pergunta que esquenta a cabeça de muitos pecuaristas. No entanto, chegar a uma resposta e obter o valor final dos custos e da lucratividade vai depender de muita coisa.
Por isso, nós temos a solução perfeita para sua propriedade, a irrigação. São diversos modos de fazê-la. Dessa forma, seu rebanho terá plena condições de usufruir de uma pastagem verde e convidativa para uma alimentação de excelência.
A irrigação é indicada para todos os proprietários que desejam engordar gado. E, para que não passem por momentos difíceis quando precisar da chuva e não ver uma nuvem.
Como está o trato diário dos seus animais? A resposta precisa incluir não apenas as atividades simples do manejo como fornecimento de alimentação e água. A pecuária precisa ir muito além disso para ter um resultado expressivo e acima da média.
Vale à pena pensar um pouco sobre elas e pensar nas boas práticas e estratégias que poderiam dar certo. Portanto, dê uma olhada nestas dificuldades de engorda do gado, e veja se você concorda.
Para viabilizar nossa previsão de custos, vamos lançar mão de uma forma facilitada de mensurar os gastos de engorda de um boi, calculando por meio de custo diário. Para chegar a um resultado, vamos utilizar o valor gasto em reais/dia.
A criação de gado de corte é uma das atividades mais lucrativas de todo setor brasileiro. Sem dúvidas, é uma excelente opção de investimento, já que o rebanho brasileiro se desenvolveu muito, tornando-se o maior do mundo, com uma demanda crescente.
Um alimento rico em nutrientes contém mais energia do que uma forragem comum, de modo que uma vaca obtém, em média, a mesma energia com 1 kg de sorgo, cevada ou milho do que com 6 kg de grama.
Porém, neste momento, não vamos pensar no preço da aquisição dos animais. Serão levados em conta apenas os gastos com alimentação + os gastos operacionais com a terminação.
Tanto o confinamento, quanto o semiconfinamento, quanto a engorda a pasto necessitam de muito trabalho, planejamento e organização. Não há mágica, nem sorte. Como vimos aqui, os resultados dependem de seu empenho e de todo o processo.
Essa é a segunda modalidade de criação de gado em pequenas propriedades que abordaremos e consiste, basicamente, em dividir a área de pastagem em piquetes, que serão submetidos a períodos de descanso e pastejo alternados.