Veja 5 dicas para criar um super projeto de incentivo à leitura para começar com pé direito o ano letivo!
Consiste na explanação da temática para identificar e compreender o que será trabalhado. Deve-se levantar hipóteses sobre o assunto, listar os recursos e materiais que serão necessários para a realização do projeto e outras tarefas.
Para avaliar a capacidade do estudante de localizar uma informação explícita no texto, por exemplo, é necessário criar uma questão que não necessite de inferências ou interpretações para ser respondida. O aluno deve ser capaz de voltar ao texto e encontrar uma informação que está clara e objetiva.
A leitura emocional, que sucede à sensorial, faz com que o leitor, desprendido de compromissos com certo tipo de texto, leia aquilo que lhe interessa. Assim, a leitura emocional está relacionada ao que mais desperta as fantasias e a imaginação do leitor.
O leitor competente é aquele que consegue ler o texto e entender mais que seu significado simples, mas também todas as nuances e mensagens subjetivas, aproveitando assim o máximo de seu conteúdo. ... O leitor crítico sabe, por exemplo, identificar um texto não confiável.
o leitor crítico é aquele que vai além do título e da capa de um livro. Sempre lê a sinopse, porém é uma ou duas palavras que contém nela que chama-lhe atenção. Ao folhear o livro ele encontra trechos que o fazem pensar naquela leitura como um desafio que tem que superar.
Atenção e concentração são elementos influenciáveis pelo meio externo, de modo que a primeira coisa que o leitor deve fazer é certificar-se que o meio é favorável: a posição para a leitura é agradável, a iluminação é adequada, não há barulhos demasiadamente altos e não há outros elementos que atrapalhem a concentração.
O que a escola ensina sobre a leitura e o que deveria ensinar? ISABEL Basicamente, a escola ensina a ler e não propõe tarefas para que os alunos pratiquem essa competência. ... Considera-se que a leitura é uma habilidade que, uma vez adquirida pelos alunos, pode ser aplicada sem problemas a múltiplos textos.
Dicas para se concentrar na leitura
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. ... Questionar o texto auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre o mesmo.
O professor tem um papel fundamental para o sucesso da leitura colaborativa. A mediação deve acontecer de forma consciente e sem improviso, orientada para que se atinjam os objetivos propostos para aquela atividade. É preciso que o professor elabore uma estratégia que não visa mediar apenas a leitura da obra em foco.
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.