Frases de Machado de Assis
Frases de Clarice Lispector
A obra de Lispector apresenta características intimistas, o indivíduo, com seus questionamentos e sua intimidade, é a peça mais importante. A representação do pensamento não é feita de forma linear, é livre e desordenada. É possível ainda identificar a instrospecção na técnica de desenvolvimento de texto.
Clarice Lispector: Sou o que quero ser, porque possuo... Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte, Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
ucraniana
Biografia. Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, em 1920. Entretanto, já em 1922, a autora veio para o Brasil com sua família, que fugia da Guerra Civil Russa e da perseguição crescente aos judeus na Europa.
Chechelnyk, Ucrânia
Perto do Coração Selvagem
a presença de narradores em primeira pessoa; a existência da epifania, espécie de revelação na qual a personagem reconhece alguma verdade sobre si ou sobre o mundo.
Na literatura, a epifania pode ser considerada a forma de se mostrar um conceito. Também é entendido, para o autor, como a maneira de expor claramente suas ideias ao interlocutor, ou seja, tornar suas ideias inteligíveis.
Significado de Epifania [Religião] Revelação do que é divino ou de qualquer divindade. [Religião] Revelação de Deus ou sua manifestação em Jesus: epifania do Senhor. ... Etimologia (origem da palavra epifania). A palavra epifania deriva do latim "epipháneia,as", com sentido de manifestação.
Conheça cinco livros fundamentais:
Suas principais obras são: “Perto do coração selvagem” (1944), “Laços de família” (1960), “A maçã no escuro” (1961), “A legião estrangeira” (1964), “A paixão segundo G.H.” (1964), “Felicidade clandestina” (1971), “Água viva” (1973) e “A hora da estrela” (1977).
Começando Clarice Para Teresa Montero e Júlia Neves, a melhor forma de começar Clarice é pelos contos e crônicas. Laços de Família, A Descoberta do Mundo e A Legião Estrangeira podem servir como obras de entrada no universo de Lispector.
"Ler Clarice, como ler qualquer boa literatura, é transformar a vida. É poder viver a partir da nossa vidinha única muitas outras vidas e descobrir muitas outras coisas que nos ampliam a humanidade. Ler Clarice, particularmente, é se conhecer melhor.