1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
- Usar filtro solar todos os dias; - Usar FPS alto; - Reaplicar a cada 3 horas, principalmente em casa de alta sudorese; - Evitar o sol das 10 às 15h (horas de maior incidência dos raios);
Antocianinas Inibem a Produção de Melanina, Atuando Sobre o Clareamento Cutâneo.
Batizado de Tecnologia Lumineyes, o procedimento é simples – um raio laser calibrado em uma frequência específica é colocado no olho da pessoa durante 20 segundos. E pronto! O raio vai remover a melanina – pigmento marrom da íris – e, após duas ou três semanas, a cor azul vai começar a aparecer.
A melanina é um pigmento vital produzindo responsável composto para determinar a cor da pele e do cabelo. Uma deficiência na melanina pode conduzir a diversas desordens e doenças. Por exemplo, uma ausência completa de melanina causa uma circunstância chamada albinismo.
A falta de pigmentação na pele obriga a um cuidado cutâneo extremo. O Albinismo é uma condição de natureza genética que se caracteriza pela ausência completa ou parcial de uma enzima que participa na produção da melanina, e que afeta os olhos, pele, cabelos e pelos.
Causas E Factores Desencadeadores A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
A coloração (pigmentação) é determinada pela quantidade de melanina na pele. Sem a melanina, a pele teria uma cor branco-pálida, com tons de rosa, devido ao sangue que flui sob a pele.
Dentro dos melanócitos, a produção da melanina é realizada pelas organelas (os “órgãos das células”) chamadas de aparelho de Golgi. Essa organela contém uma enzima chamada tirosinase, que é responsável por oxidar o aminoácido tirosina. Nesse processo, a tirosina se transforma em pigmento melânico – a famosa melanina.
O que é o thiamidol? O Thiamidol, Isobutilamino Tiazolil Resorcinol, é um ingrediente altamente eficaz e patenteado pela Eucerin que atua na origem da hiperpigmentação, reduzindo a produção de melanina.
Thiamidol: um ingrediente eficaz e patenteado que actua na raiz de hiperpigmentação e está clinicamente comprovada para a redução da hiperpigmentação, impedindo, quando usado regularmente, o seu reaparecimento.
Use sempre um protetor solar O excesso de exposição solar sem uso de proteção é uma das causas da hiperpigmentação da pele. Aplicar diariamente o protetor solar com FPS 30 ou superior antes de sair de casa ajuda a evitar essa alteração de tonalidade e outros problemas, como ressecamento, queimaduras e câncer.
Não há uma única causa definida para o melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e à gravidez.
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
A luz do sol tem raios ultravioletas que são capazes de estimular os melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação. Acredita-se que no melasma essas células produzam pigmento em excesso em algumas áreas do rosto, causando as manchas.
Melasma: dermocosméticos para o tratamento! Um deles, o Melan-Off Clareador é um creme indicado para clarear manchas na pele em qualquer estação do ano, inclusive no verão, e em todos os tipos de pele em companhia sempre do protetor solar.
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
O óleo-resina de copaíba, quando misturado com outros óleos vegetais como o de rosa mosqueta, pode ser bastante eficaz no clareamento de manchas escuras como o melasma.
O óleo de rosa mosqueta é ótimo para clarear a pele manchada de acne, espinhas ou pelas estrias. Saiba quais são as propriedades do óleo de rosa mosqueta.
Lavanda. O óleo essencial de lavanda é um dos mais populares dentro da aromaterapia e o seu cheiro é inconfundível. Nos tratamentos para pele é um potente aliado no clareamento das manchas deixadas pela acne, além de proteger a pele contra os efeitos dos radicais livres.
Acrescente três gotas de óleo essencial de vetiver. Misture bem e com a pele limpa aplique deixando agir por 20 minutos. Enxague e aplique o serum. Essa máscara poderá ser usada até três vezes por semana até o clareamento das manchas.
Como usar o óleo de rícino na pele Não é muito indicado usar o óleo de rícino puro na pele. O melhor é misturá-lo em um creme hidratante, na proporção de uma colher de sopa para cada 200 mL de produto. Além disso, sempre o aplique-o após a higienização da pele, para garantir seu efeito.
Como Usar os Óleos Essenciais para Tratamento Facial Separe 5 ml de óleo carreador (mais ou menos uma colher de sobremesa) e adicione 2 gotas do seu óleo essencial preferido. Misture bem e passe no rosto. Massageie por alguns minutos e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave o rosto.