Para que o CMC se dissolva por completo na água será necessário esquentar 01 litro até o ponto morno. Feito isso, adicionar 01 colher de sopa cheia de CMC e mexer bem até dissolver por completo. Desse modo está pronto seu veículo aquoso para diluição com os esmaltes cerâmicos.
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
Setores da Central de Material e Esterilização
44 O CME Classe I deve possuir, minimamente, os seguintes ambientes: I - Área de recepção e limpeza (setor sujo); II - Área de preparo e esterilização (setor limpo); III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo); IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e V - Área de ...
Spaulding desenvolveu, em 1968, uma classificação para itens a serem desinfetados ou esterilizados com base em seus graus de risco de infecção para os pacientes. Os hospitais ainda usam esse esquema para orientar as atividades de desinfecção e esterilização.
Artigo semi-crítico: Aquele que entra em contato com a pele não íntegra ou com mucosa do paciente. Requer desinfecção de alto nível ou esterilização para uso.
Materiais críticos são aqueles que entram em contato com tecidos cruentos, materiais semicríticos são os que entram em contato com mucosas e materiais não críticos aqueles que só entram em contato com pele íntegra.