Deixe sempre algumas pedras de carvão extras dentro da churrasqueira, em um canto separado do fogo, para que você possa ir adicionando e controlando os pontos onde a temperatura baixou. Mas cuidado para não colocar muito carvão de uma vez, pois isso irá abafar o fogo e acabar por esfriar a churrasqueira.
30 cm
Como saber se a carne está no ponto no churrasco Mas qual é esse sinal? Tatiana conta: “Sempre que a carne começar a soltar sangue na parte de cima, é hora de virá-la na churrasqueira. Quando ela não soltar mais nada, significa que está bem passada.”
400°C
Para controlar o calor, você pode espalhar as brasas na base da churrasqueira, diminuindo sua temperatura, ou então juntá-las ou amontoá-las mais e aumentar o calor. Se o carvão for se consumindo muito rapidamente, basta acrescentar algumas pedras a mais à medida que o fogo enfraquece.
Encoste o dedo indicador no polegar, formando um círculo. Com o dedo da outra mão, sinta a região do músculo abaixo do polegar. Ele estará na consistência da carne mal passada. Ao encostar o dedo médio no polegar a consistência é da carne ao ponto, e com o anelar, mais para bem passada.
Para ter a carne no ponto, toste cada lado por 5 minutos e asse por mais 20 minutos. E para carne bem-passada, basta tostar por 6 minutos e assar por 25 minutos adicionais. É importante tostar a carne para produzir uma crosta brilhante que “prenderá” os sucos, deixando-a mais suculenta e saborosa.
Como Acertar o Ponto da Carne
* Polegar com indicador: consistência mole. Se carne estiver assim, sinal de que está mal passada. * Polegar com médio: consistência mole, mas levemente mais firme. Na carne, isso significa que ela está quase no ponto, mas seu meio ainda deve estar mal passado.
Basta colocar uma assadeira média na parte de baixo do fogão - tampando o buraco de acendimento - e usar a própria grelha para assar a carne. A gordura que pingar cairá direto na assadeira. Você também pode adicionar carvão à assadeira, isso dará ainda mais gosto de churrasco ao seu prato.
Corte sempre a carne na transversal da fibra. Para realçar o sabor de churrasco, sirva com tomilho fresco.
As 10 melhores carnes para churrasco + 5 opções especiais e baratas
Marinar a carne é uma boa maneira de deixá-la mais macia e gostosa!
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
Uma grande dica da chef para garantir a maciez e suculência é “selar” a carne, ou seja, dourar a sua superfície em gordura muito quente, evitando a perda de seus sucos naturais. Para evitar a perda dos tais sucos naturais, outro truque é não espetar o bife quando frita, mas usar uma pinça.
Uma boa dica é não salgar demais a peça porque ela vai ficar bastante tempo dentro da geladeira, então, a dica é temperar com pouco sal, alho, pimenta do reino e ervas. Se a sua geladeira tem uma potência maior, ela provavelmente vai durar, embalada em vasilhas de vidro fechadas hermeticamente, cerca de 4 dias.
Como usar amaciante de carne
Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.
Sal, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, óleo vegetal de palma, papaína, pimenta-do-reino, salsa, cebola, alho, realçador de sabor glutamato monossódico, antiumectante dióxido de silício, acidulante ácido cítrico, corante natural cúrcuma e aromatizantes.