Como calcular uma laje passo a passo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de pilares, cintas, vigas e até mesmo lajes. A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura.
Como calcular volume de concreto de laje treliçada?
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12.
Como fazer o pré-dimensionamento de Lajes?
Para o pré-dimensionamento das lajes, dividiremos o menor vão da laje por 40 a fim de estimar a altura da mesma. Com exceção da laje L5 (pré-dimensionada com 10 cm), todas as demais foram consideradas com 8 cm de espessura (dimensão mínima para lajes de piso não em balanço).
Como calcular a quantidade de brita necessária?
Para calcular o volume, multiplique largura, comprimento e profundidade. Nesse exemplo, você teria 3 X 3 X 0,07 = 0,63 metros cúbicos. Você precisará dessa quantidade de pedra para preencher a área com uma camada da profundidade desejada.
Como fazer o pré-dimensionamento de pilares?
Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento. Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo.