Ao dividir a potência ativa de entrada pelo fator de potência fornecido na placa de dados, encontramos o valor da potência aparente de entrada do motor, ou seja, o valor de potência aparente consumida por esse motor. Encontramos o valor fornecido pela placa de dados do motor, 83%.
Portanto para calcularmos a eficiência volumétrica do nosso motor, teríamos que medir a massa de ar que ocupa o volume dentro do cilindro após o encerramento do ciclo de admissão, e determinarmos a massa deste mesmo volume nas condições de temperatura e pressão local fora do motor.
Qual é a eficiência máxima de um refrigerador? A eficiência de um refrigerador é e = Q2 / (Q1 – Q2). Quando ela é máxima Q1 / T1 = Q2 / T2.
Como calcular o COP e EER de um ar-condicionado As duas medidas são calculadas da seguinte forma: Divide-se o valor da capacidade em kW de arrefecimento para obter o EER, ou de aquecimento para obter o COP, pelo consumo eléctrico nominal (kW).
Usando a equação de energia de Q = ṁ x Cp x ΔT podemos calcular a capacidade de refrigeração. Isso nos dá uma resposta final de Q = 2.
Na hora de calcular essa capacidade, há algumas fórmulas usadas, de acordo com as necessidades. O método mais simples consiste em dividir a quantidade de energia gasta em relação ao total oferecido. Quando o número é igual a 1, a eficiência é máxima, pois não há desperdícios.
Os termos COP (coeficiente de desempenho) e EER (rácio de eficiência energética) descrevem a eficiência de aquecimento e arrefecimento dos sistemas de ar condicionado. Indicam o rácio de aquecimento ou arrefecimento fornecido por uma unidade relativamente à quantidade de eletricidade fornecida para o gerar.
O requerimento ou necessidade estimada de energia (EER) é definido como o consumo de energia que é previsto para manter o balanço energético de um adulto saudável de uma determinada idade, sexo, peso, altura e nível de atividade física, compatível com um bom estado de saúde.
O Encargo de Energia de Reserva (EER) se refere à tarifa cobrada para cobrir todos os custos relacionados à contratação da energia de reserva, tais como despesas administrativas, financeiras e tributárias.
A energia de reserva é a energia oriunda de usinas contratadas para este fim, de forma complementar ao montante contratado no ambiente regulado (ACR). Quando a garantia física do sistema de contratos está descolado da garantia física real, a EPE identifica a falta energia pra garantir o suprimento.
Glicogênio é uma das moléculas-reserva mais importantes, composto orgânico adquirido por nós a partir do excesso de glicose proveniente dos alimentos que ingerimos. O glicogênio é uma das moléculas-reserva mais importantes do mundo vivo.
Reserva de capacidade (não confundir com capacidade de uma bateria) é o tempo em minutos que uma bateria submetida a uma descarga de 25 A leva até atingir uma tensão final de 10,5 V a 27 o C.