EQST

Como Aplicar O Modelo De Calgary?

Como aplicar o modelo de Calgary?

O Modelo Calgary de Avaliação Familiar (MCAF) propõe esta possibilidade. Apresenta a família e todo seu contexto inserido, baseada no conceito de sistemas, na comunicação e mudança, sendo constituído por três categorias principais: estrutural, de desenvolvimento e funcional3.

O que é modelo de Calgary?

O modelo Calgary contempla uma estrutura multidimensional com categorias referentes aos aspectos estrutural, de desenvolvimento e funcional, possibilitando obter uma visão ampliada das relações significativas, das redes de apoio familiar, dos laços, dos conflitos e da comunicação.

Como avaliar a família?

Atualmente, o profissional de saúde mental pode contar com vários tipos de instrumentos para o planejamento da avaliação familiar: escalas de autorrelato da interação e relação familiar feito pelos seus membros, inventários, entrevistas, métodos observacionais e avaliações clínicas6.

Qual a importância de realizar avaliação estrutural e funcional das famílias na assistência de enfermagem?

A aplicação do modelo de avaliação familiar permitiu conhecer aspectos relacionados à estrutura, ao funcionamento e ao desenvolvimento das duas famílias, que interferem, dificultam ou favorecem o desenvolvimento do cuidado no cotidiano.

Quais são os domínios de intervenção do modelo de Calgary cite as intervenções de cada domínio?

O Modelo Calgary de Avaliação Familiar é composto por três categorias principais: a estrutural, a de desenvolvimento e a funcional. Já o Modelo Calgary de Intervenção Familiar (MCIF) realiza a intersecção dos domínios de funcionamento (cognitivo, afetivo e comportamental) com as intervenções familiares (1).

Qual a diferença entre genograma e Ecomapa?

Enquanto o genograma identifica as relações e ligações dentro do sistema multigeracional da família, o ecomapa identifica as relações e ligações da família e de seus membros com o meio e a comunidade onde habitam.

Quais os instrumentos são usados para avaliação familiar?

O GENOGRAMA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO FAMILIAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
  • Resumo. O objetivo deste estudo é apresentar um referencial teórico que auxilie a avaliação familiar por meio da construção de genogramas. ...
  • Palavras-chave. Genograma; Genetograma; Avaliação familiar; Estrutura familiar; Saúde da família.
  • Referências.

Qual a importância da avaliação do paciente sobre o contexto familiar?

No contexto da saúde mental, a avaliação do funcionamento familiar utilizando escalas mostrou ser uma metodologia adequada para a identificação dos fatores do ambiente familiar que podem auxiliar no planejamento terapêutico e na reabilitação do paciente.

Qual a diferença entre Genograma e Ecomapa?

Enquanto o genograma identifica as relações e ligações dentro do sistema multigeracional da família, o ecomapa identifica as relações e ligações da família e de seus membros com o meio e a comunidade onde habitam.

O que colocar em um Ecomapa?

O que deve-se incluir no Ecomapa: - Serviços da comunidade (Creche, escolas, Unidade de Saúde, etc.) - Grupos sociais (Igrejas, Associação de Moradores do Bairro, etc.) - Relações significativas (amigos, vizinhos, família, etc) - Trabalho - Outras (Lazer, etc.)

Como explicar um genograma familiar?

Genogramas são representações simbólicas das relações entre os membros de uma família. São diferentes das famosas árvores genealógicas pois apontam não só os graus de parentesco como padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas.

O que o Genograma avalia?

O Genograma representa o mapeamento gráfico da "história e do padrão familiar, mostrando a estrutura básica, a demografia, o funcionamento e os relacionamentos da família", configurando-se como um gráfico sumário dos dados coletados (McGoldrick & Gerson, 1995, p. 145).

Qual a finalidade dos instrumentos gráficos na avaliação familiar?

Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.

Por que o envolvimento com os pacientes e as famílias é importante?

Faz com que o paciente sinta-se amado Então, o apoio da família na recuperação e de amigos mais próximos é importante para demonstrar que tudo vai ficar bem. Independentemente da situação de doença, o paciente saberá que tem pessoas que se importam com sua felicidade e seu bem-estar ao redor.

Como explicar um genograma?

Genogramas são representações simbólicas das relações entre os membros de uma família. São diferentes das famosas árvores genealógicas pois apontam não só os graus de parentesco como padrões de comportamento, atitudes e doenças físicas e psíquicas.