EQST

So Exemplos De Atos Administrativos?

São exemplos de atos administrativos?

Um exemplo clássico de ato administrativo é a nomeação de aprovados num concurso público. Outros exemplos são: concessão de licença ambiental, aplicação de uma multa pela vigilância sanitária e a expedição de um diploma em uma escola ou universidade pública.

O que é ato administrativo Cite exemplos?

Deve-se, inicialmente, diferenciar ato administrativo dos atos da Administração Pública que são regidos pelo Direito Civil, como, por exemplo, o aluguel de uma casa para instalar um órgão público. ... Ademais, não se considera ato administrativo, os atos políticos ou de governo, tal qual o ato de declarar guerra.

Como se classificam os atos administrativos?

Classificações dos Atos Administrativos
  1. Atos políticos: esses atos políticos não se sujeitam ao controle jurisdicional em abstrato. ...
  2. Atos privados: aqui, a administração abre mão das prerrogativas públicas e é tratada como particular. ...
  3. Atos materiais: são aqueles que executam atividade.
Mais itens...

O que é um ato administrativo?

Já Celso Antonio Bandeira de Mello adota um conceito mais amplo e define ato administrativo como sendo “a declaração do Estado ou de quem lhe faça as vezes, expedida em nível inferior à lei – a título de cumpri-la – sob regime de direito público e sujeita a controle de legitimidade por órgão jurisdicional.”

Quais são os 5 atos administrativos?

Por fim, temos os atos administrativos constitutivos, extintivos, modificativos e declaratórios. Os atos constitutivos são aqueles que criam uma situação nova para os seus destinatários, podendo ser o reconhecimento de um direito ou a imposição de uma obrigação.

Quais são os atos punitivos?

ATOS PUNITIVOS: Punitivos são os atos que contêm uma sanção imposta ao particular ou ao agente público ante o desrespeito às Page 4 disposições legais, regulamentares ou ordinatórias.

O que é um ato administrativo enunciativo?

Sob outro aspecto, os atos enunciativos são aqueles responsáveis pelo atestado ou pela certificação de determinado fato ou relação jurídica existente, sem haver, para tanto, manifestação de vontade do Poder Público (exemplos: atestados, certidões e pareceres).

Para que serve a classificação dos atos administrativos?

Os atos administrativos são espécie do gênero atos jurídicos que se caracterizam por serem os mesmos praticados pela administração pública na prática de suas atividades. Se diferem dos atos legislativos e dos atos judiciais por sua natureza, conteúdo, forma e atribuições a que se destinam.

O que são atos abstratos?

São abstratos os que preveem reiteradas e infindas aplicações, que se repetem sempre que sobrevenha a reprodução da hipótese neles prevista, alcançando um número indeterminado e indeterminável de destinatários (regulamento). Quanto aos destinatários, os atos podem ser individuais ou gerais.

O que é o objeto do ato administrativo?

Objeto ou Conteúdo: é o seu resultado prático; é ato em si mesmo considerado. Representa o efeito jurídico imediato que o ato produz, o que este decide, certifica, opina, atesta. Esse elemento configura a alteração no mundo jurídico que o ato administrativo se propõe a processar.

O que é um ato administrativo perfeito?

O ato administrativo é perfeito quando esgotadas as fases necessárias à sua produção - ato perfeito é o que complementou o ciclo necessário à sua formação.

O que são atos administrativos propriamente ditos?

Para a eminente autora, os atos administrativos propriamente ditos podem ser definidos como: A declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário.

Quais as características legais dos atos administrativos?

Diferentemente dos contratos administrativos, os atos administrativos são unilaterais e dependem apenas da vontade da administração pública ou dos particulares que estejam exercendo prerrogativas públicas. Além disso, eles têm o condão de gerar efeitos jurídicos, independentemente de qualquer interpelação.

O que são atos normativos exemplos?

Atos normativos são aqueles que têm efeitos gerais, atingindo todos os que se encontram na mesma situação por ele regulada. Por exemplo: decretos regulamentares, regimentos, resoluções, deliberações e portarias.

O que é atos punitivos?

ATOS PUNITIVOS: Punitivos são os atos que contêm uma sanção imposta ao particular ou ao agente público ante o desrespeito às Page 4 disposições legais, regulamentares ou ordinatórias.

O que é ato enunciativo?

Sob outro aspecto, os atos enunciativos são aqueles responsáveis pelo atestado ou pela certificação de determinado fato ou relação jurídica existente, sem haver, para tanto, manifestação de vontade do Poder Público (exemplos: atestados, certidões e pareceres).

Quanto ao conteúdo dos atos administrativos?

Todo ato administrativo deve ter conteúdo lícito, certo e possível. Não existe ato administrativo sem objeto, pois este é a própria essência do ato. Do mesmo modo que no motivo, nos atos discricionários, o conteúdo é de livre escolha da Administração, com a condição de que este seja lícito, isto é, previsto em lei.

Quanto ao critério formação os atos administrativos podem ser classificados?

Quanto à formação da vontade administrativa, os atos administrativos podem ser classificados em atos simples, complexos e compostos.

O que é um ato administrativo abstrato?

Os atos administrativos são declarações unilaterais de vontade do Estado, tendo como finalidade a aplicação da lei e, por isso, são concretos e imediatos. Porém, há atos administrativos que são normativos, ou seja, que se aproximam dos atos normativos expedidos pelo Poder Legislativo em sua função geral e abstrata.

Quais são os atos administrativos punitivos ou sancionatórios?

5. Atos punitivos ou sancionatórios: podem ser aplicados sobre os administrados (viola a norma administrativa) e os agentes públicos (infração funcional, poder disciplinar. Ex.: demissão, suspensão de direitos políticos).