Quando usar voc e voc? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Voce ou você: nova ortografia Você tem acento circunflexo na última sílaba, por isso, é uma palavra oxítona (aquela que tem a última sílaba tônica). Todas as oxítonas terminadas em a, e ou o, seguidas ou não de s, recebem o acento ortográfico: Canadá, guaraná, atrás, bambolê, através, robô e cipó.
Qual é o certo eu e ele ou ele e eu?
Vamos relembrar: Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele/a, nós, vós) assumem, na maioria das vezes, a função de sujeito de uma oração. ... Assim, é incorreto usar eu, pronome do caso reto, como objeto da oração “isso é entre eu e ele”. O correto é usar o pronome que já assume esta função: o mim.
Foi eu quem fiz ou foi eu que fiz?
Fui eu que fiz Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Sou eu que agradeço ou sou eu quem agradeço?
'Eu que agradeço' ou 'quem agradece sou eu'? Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas. Observem a explicação: quando houver na oração a presença do pronome relativo QUE, o verbo concordará com o que vier antes dele. Então, temos: “EU QUE AGRADEÇO” ou “NÓS QUE AGRADECEMOS”.
Quando usar tu é você?
Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.
Foi ele que disse ou foi ele quem disse?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Quando se usa Tu é você?
Como usar o pronome tu Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.