Quando usar mesmo mesmos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
VEJAMOS: Às vezes, MESMO funciona como pronome demonstrativo. Aí, concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere: o mesmo jogo, a mesma camisa, os mesmos jogadores, as mesmas partidas. Outras vezes, modifica substantivos e os pronomes pessoais.
Quando uso dos mesmos?
3) “Ela quer muito comprar aquela bolsa, mas, antes, precisa saber o preço da mesma.” Podemos usar um pronome possessivo para evitar o emprego de “da mesma”: “Ela quer muito comprar aquela bolsa, mas, antes, precisa saber o seu preço.”
Quando é usado o consigo?
A forma correta de escrita da palavra é consigo. A palavra com sigo está errada. Consigo é um pronome pessoal reflexivo que se aplica à terceira pessoa do singular ou à terceira pessoa do plural e se refere a si mesmo, ou seja, à própria pessoa, de si para si.
Porque é errado falar o mesmo?
Quando “o mesmo” é utilizado como pronome pessoal, especificamente nesse contexto, a incorreção é provocada pois não há em nenhum momento a informação sobre quem é esse tal de “mesmo”. O ideal em situações como essa seria uma correção bem simples, substituindo o “mesmo” pelo pronome “ele”.