A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informa aos contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que os débitos vencidos e não pagos são encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para inscrição em dívida ativa em até 180 dias, após o vencimento.
Mas se você quiser fazer a conta aí, o valor do juros é de 0,33% por dia, e congela aos 20% do valor do imposto, após 60 dias de atraso + Selic. Ou seja, o cálculo é o valor do IPVA + 0,33% ao dia + juros da taxa Selic ao mês.
Quem não respeitar o prazo deverá pagar multa de 0,33% ao dia de atraso, limitado a 20%, além de juros. A Secretaria da Fazenda informa que o motorista pode optar a qualquer momento pelo parcelamento com cartão de crédito em até 12 vezes, mas que, se houver atraso, haverá incidência de multa.
Para o desconto máximo é preciso levar em conta o benefício de 3% pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF).
Descontos Pagamento IPVA 2021 com cota única Para aqueles que realizam o pagamento de forma antecipada, é possível obter até 20% de desconto. No entanto, é preciso alguns requisitos para tal desconto, como: Histórico de bom condutor de três anos ou mais; Pagamento dentro do prazo estipulado para o desconto.
O pagamento do IPVA 2021 pode ser feito em cota única, com desconto de 5%, ou em até 4 vezes, mas sem desconto. O valor do imposto sobre utilitários e carros de passeio é de 2% do valor venal.
Quem não teve multas nos últimos dois anos ou antecipar o pagamento até a data limite da primeira cota ganha 15% de desconto. O desconto no IPVA fica em 10% para motoristas que não tiveram infração em 2019 e 5% nas demais situações à vista. Também é possível parcelar em três vezes sem desconto.
Com a Nota Potiguar, você ganha 0,1% de desconto a cada ponto acumulado por CPF na nota no IPVA, por exemplo, podendo chegar a 10% no ano. E ainda há a facilidade de poder acompanhar tudo em app próprio para isso. Nele, você consulta quantos pontos você já ganhou, acessa relatórios de despesas e faz reclamações.
BOM CIDADÃO O desconto máximo de 5% será para quem tiver 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte que tiver entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.
A aplicação do desconto vigorará até o vencimento do IPVA, conforme unidade final da placa do veículo....Requisitos para obtenção do desconto Bom Cidadão 2021:
Bom Motorista: até 15% para quem não teve multa nos últimos três anos, período contabilizado entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020. Proprietário sem multas a partir de 1º de novembro de 2018 recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), recebe 5% de abatimento.
Para ter o desconto máximo, além do benefício de 3% da antecipação, o motorista precisa somar as vantagens como os descontos de Bom Motorista (de até 15% para três anos sem infrações de trânsito) e de Bom Cidadão (até 5% para 150 notas fiscais ou mais com CPF).
Os proprietários dos veículos com placas finais 1, 2 e 3 têm até o dia 31 de maio de 2021 para pagar o IPVA e as taxas do Licenciamento Anual.