A sensação de tontura ao se deitar é muito desagradável, quando parece que tudo gira à nossa volta provocando náuseas e vômitos estando deitados. O desespero por sofrer isto leva muitos pacientes a pensarem se não estarão sofrendo doenças graves sem serem diagnosticadas, por isso procuram especialistas com uma grande angústia no corpo. Mas nem sempre é por causa de doenças ou males maiores, tudo tem uma explicação. Para saber por que sente tontura ao deitar, continue lendo este artigo de umComo.com.br, nele você poderá encontrar a resposta que está procurando.
O que fazer: o tratamento da doença de Ménière é feito pelo otorrinolaringologista que pode indicar o uso de remédios para aliviar os sintomas, fisioterapia ou até cirurgia. Veja como é feito o tratamento da doença de Meniére.
O que fazer: nos casos mais leves, o tratamento é feito com o uso de medicamentos para dor e a realização da sutura e/ou curativos de feridas. Além disso, algumas vezes pode ser indicado que a pessoa fique em observação por 4 a 6 horas antes de poder ir para casa.
A maioria dos episódios de VPPB são desencadeados por uma mudança na posição da cabeça, comumente girando a cabeça sobre o travesseiro depois de acordar pela manhã ou inclinando a cabeça para trás para alcançar uma prateleira alta. VPPB geralmente se desenvolve quando partículas de cálcio (otoconia), que são normalmente incrustadas em uma parte do ouvido interno (o utrículo e o sáculo) são deslocadas e se movem para outra parte do ouvido interno (mais comumente o canal semicircular posterior).
O ouvido interno contém três canais semicirculares que ajudam no equilíbrio. Dos três canais, o canal posterior está na melhor posição para receber a maioria das partículas soltas, por gravidade, durante a noite. As partículas se movem com menor frequência para os outros dois canais. Conforme as partículas se acumulam, elas formam um sedimento esbranquiçado que exagera o movimento do líquido no canal quando a cabeça muda de posição. O resultado é a superestimulação de receptores nervosos (células ciliadas) dentro do canal posterior, criando uma falsa sensação de movimento ou giro.
O envelhecimento gera algum nível de disfunção do sistema nervoso autônomo, porém, os médicos examinam todas as pessoas afetadas para se assegurarem de que não há problemas no sistema nervoso.
Tontura ou sensação de desmaio iminente ao permanecer em pé ocorre em cerca de 20% dos idosos. É mais comum entre pessoas com distúrbios coexistentes, especialmente hipertensão arterial, e entre residentes de instalações de cuidados em longo prazo. Muitas quedas podem resultar de tonturas quando se fica em pé. Pessoas de mais idade devem evitar ficar em pé por muito tempo.
A tontura é um sintoma que pode ser causado por labirintite, queda brusca da pressão arterial, hipoglicemia, doenças neurológicas, como Alzheimer ou AVC, ou até ocorrer devido a efeito colateral de medicamentos.
A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é causada pelo deslocamento dos cristais de carbonato de cálcio, também chamados de otocônios, dentro dos canais semicirculares do ouvido interno.
A hipoglicemia é a redução acentuada da glicose no sangue, resultando em sintomas como tontura, tremor, fraqueza, suor frio, pele pálida, visão embaçada, palpitação cardíaca, dor no peito, ansiedade, confusão mental, dificuldade para falar ou sonolência, por exemplo. Saiba identificar todos os sintomas de hipoglicemia.
Os canais semicirculares projetam-se da região posterior do vestíbulo e são responsáveis pela detecção do movimento da cabeça em três planos espaciais. O duto anterior detecta os movimentos para frente e para trás. O duto posterior detecta os movimentos para cima e para baixo. O duto lateral detecta movimentos da esquerda para direita. Cada canal contém um duto membranoso semicircular onde o momento angular é detectado. Na base de cada duto há uma expansão chamada âmpula. Dentro da âmpula, existem longos estereocílios de células capilares integrados à cúpula, que se projetam na direção da endolinfa. Quando sua cabeça se movimenta, a endolinfa move a cúpula e estimula os estereocílios.
Geralmente, o uso de remédios não é recomendado, mas em alguns casos o médico pode indicar remédios para aliviar a vertigem, como a meclizina, ou antieméticos para aliviar as náuseas e vômitos, como ondansetrona ou metoclopramida, por exemplo.
A labirintite é uma inflamação que afeta a região do ouvido interno, que é responsável pela audição e equilíbrio, podendo causar sintomas como tontura ao deitar, ou em outra posição, vertigem, perda de audição, náuseas ou mal estar geral. Saiba reconhecer os sintomas da labirintite.
Em algumas pessoas, a vertigem é recorrente. Se isso ocorrer, a manobra de reposicionamento é repetida. As pessoas podem ser ensinadas a fazer a manobra em casa em caso de vertigem recorrente.
Manter o olhar em um único local (fixação visual) pode encurtar ou até abolir o nistagmo, então a manobra ideal é feita com a pessoa usando lentes de Frenzel (que tornam impossível a fixação visual de qualquer coisa).
Se as manobras de reposicionamento não funcionarem, os médicos geralmente procuram outros distúrbios, mais graves, que possam ser a causa dos sintomas e exigirem outros tratamentos.
Em alguns casos, a apneia pode estar relacionada à posição em que você dorme. Mas a maioria das pessoas muda de posição ao longo da noite, ou seja, isso não é algo que você conseguirá resolver sozinho. Procure um médico para que ele te ajude!
Quando você dorme de barriga para baixo, o seu pescoço e coluna vertebral não estão alinhados e sofrem de doenças que não só o farão dormir desconfortável, mas o farão acordar com dor. As contraturas são uma consequência directa de dormir de barriga para baixo.
A presbiopia é uma causa comum para tontura e vertigem Um dos casos mais comuns ligados a esse quadro é a presbiopia. Conhecida como vista cansada, essa condição deve-se ao fato de que os músculos da região ocular têm mais dificuldade em se movimentar para se adequarem ao campo de visão e focalizar os elementos.
Bom dia prezado internauta, essa sensação pode sim estar relacionada com alguns tipos de antidepressivos, devendo ser avaliada a pertinência deles caso a caso. Outras vezes a causa é labiríntica, e o uso do antidepressivo potencializa o sintoma.
Tontura ou sensação de desmaio iminente ao se levantar ocorre como consequência de uma regulação anormal da pressão arterial. Normalmente, quando as pessoas estão em pé, a gravidade faz com que o sangue fique acumulado nas veias das pernas e do tronco.
Com esta respiração você está aumentando o fluxo de ar na corrente sanguínea, o que é necessário para a prática do Canto. Só que o cérebro não está tão acostumado a este fluxo. Por isso a tontura é uma resposta natural! Se isso acontecer, pare um pouco e retome quando estiver tudo certo.
Tente inspirar pelo nariz e pela boca ao mesmo tempo. Inspirar somente pelo nariz não fornecerá todo o ar de que você precisa para cantar, enquanto respirar exclusivamente pela boca ressecará as cordas vocais, afetando a qualidade do som. Sinta o ar entrando tanto pela boca quanto pelo nariz enquanto estiver cantando.
7 dicas para te ajudar a cuidar da saúde vocal:
1) Controlando a respiração Ter um controle da respiração vai te ajudar a cantar melhor e com mais afinação. Para os iniciantes, um exercício bem fácil é deitar e colocar um livro em cima da barriga. Mantenha nessa posição e comece a respirar (inspirar pelo nariz e expirar pela boca) sem movimentar muito o livro.
Um bom rapper precisa da mesma ressonância de voz de um bom cantor. Embora os músculos da garganta sejam importantes, uma voz forte e clara vem do peito. Os exercícios de ressonância da voz também incluem cantarolar. Comece cantarolando em um tom confortável.