Você está pegando no sono quando, de repente, chuta o ar e acorda. Algumas pessoas acham que estão caindo, perdendo o equilíbrio ou tomando um choque. Esses tremores no corpo são denominados como espasmos hípnicos.
Quem sofre de insônia, ansiedade e fadiga física tem mais propensão a esses tremores durante o sono. O consumo de cafeína e de álcool também podem ocasionar os espasmos.
Se as pessoas tiverem menos de 50 anos, mas não tiverem histórico familiar de tremores essenciais, elas devem consultar um médico sem demora. Ser avaliado por um médico é importante para garantir que a causa não seja outra doença ou um medicamento.
Como tratar: os casos mais leves não precisam de tratamento, mas se houver interferência nas atividades cotidianas, como comer e escrever, deve ser tratada com o uso de remédios como o Propranolol e a Primidona, prescritos pelo neurologista. Já em casos muito graves ou que não melhoram com remédios, existem procedimentos como a aplicação de toxina botulínica ou instalação de estimuladores cerebrais, que podem ajudar a controlar os sintomas.
Fonte: Medical News Today, com informações do Blog CPAPS
Tenho sempre estes puxões quando deito de barriga para cima e como sofro de rinite alergica, não respiro muito facilmente pelo nariz e meu cerebro me acorda quando pareço sufocar.
Alguns medicamentos podem causar tremor de várias formas diferentes, sendo que o mais comum é que causem estímulo do sistema nervoso, como acontece com alguns antidepressivos, anticonvulsivantes ou broncodilatadores para a asma, por exemplo.
Enfim, é uma experiência intensa, e existem técnicas que consegue-se chegar nesse estado, porém é muito arriscado, principalmente quando não se tem conhecimento profundo sobre o assunto.
O tremor de repouso ocorre quando os músculos estão em repouso. Um braço ou uma perna tremem, mesmo que a pessoa esteja completamente relaxada. O tremor fica menos perceptível ou desaparece quando a pessoa move os músculos afetados. Os tremores de repouso geralmente são lentos e largos.
Estudos indicam que os puxões mioclônicos ocorrem mais frequentemente em pessoas que sofrem de ansiedade, insônia, fadiga ou desconforto físico, porque o cérebro é mais facilmente confundido nessas condições. Privação do sono e estresse também podem ser fatores contribuintes.
Uma vez necessário o acompanhamento médico, costuma-se prescrever tranquilizantes sob a proposta de combater os sintomas. Dependendo da intensidade da condição, também pode ser o caso de obter ajuda de anticonvulsivantes. Alguns especialistas também recorrem à terapia ocupacional, que trabalha a partir das habilidades e limitações de cada paciente para solucionar problemas físicos, sensoriais, sociais e motores.
Deve-se procurar ajuda médica quando o tremor é muito intenso a ponto de atrapalhar as atividades do dia-a-dia ou quando apresenta piora progressiva, se tornando persistente.
Tremor cinético: Surge no final de um movimento em direção a um alvo ou durante qualquer movimento voluntário, como movimentar os pulsos para cima e para baixo ou fechar e abrir os olhos.
10 distúrbios do sono que transformam qualquer sonho em pesadelo
Se muitas atividades diárias (como usar utensílios e beber em um copo na hora das refeições) ficar difícil ou se o trabalho da pessoa precisa de mãos firmes, o uso de medicamentos pode ajudar.
Normalmente, a mioclonia — que também pode ser chamada de "espasmos noturnos" — não é um sinônimo de preocupação, principalmente quando os movimentos são breves, rápidos e bruscos, o que é considerado normal. Mas vale ficar de olho se você perceber que esses espasmos, durante o sono, tornam-se muito intensos ou repetitivos. Eles podem indicar distúrbios do sistema nervoso central, como epilepsia, problemas metabólicos ou reação a medicamentos. Quando oferecem algum tipo de risco, é preciso procurar um médico.
De qualquer maneira, se você estiver pegando no sono e for acordado repentinamente pela sensação de estar caindo ou levando um choque, não se preocupe; é uma parte normal do processo de sono e não representa qualquer perigo real.[WiseGeek, FaçaFisioterapia, OQueÉIsso?, OutraMedicina]
Como tratar: deve-se diminuir o consumo dessas substâncias no dia-a-dia, pois, além do tremor, podem induzir ao aumento da pressão arterial e acelerar os batimentos cardíacos, devendo-se optar por alternativas naturais para aumentar a energia e diminuir o sono.