Mãe tóxica é definida, como tal, pela frequência e intensidade, com que tem alguns, ou todos estes comportamentos e, acima de tudo, pelas emoções que provoca nos filhos e as crenças que lhe incute sobre ela mesma. É o tipo de mãe que sobrepõe as suas necessidades, às necessidades dos filhos.
As mães tóxicas são aquelas que possuem uma visão negativa do mundo. Geralmente são destrutivas, muito controladoras ou superprotetoras e não contribuem para o crescimento pessoal dos seus filhos.
As crianças precisam lembrar que não devem aceitar o comportamento tóxico de seus pais. Emoções, percepções e comportamentos negativos precisam ser discutidos abertamente. Perceber que há um problema e enfrentá-lo é o primeiro passo para a cura dos relacionamentos. E lembre-se: a culpa nunca é da criança!
Infelizmente, para algumas pessoas – aquelas com pais tóxicos – isso não é possível....Sinais de que tem um pai tóxico:
O que caracteriza pais e mães tóxicas?
Alguns conselhos para evitar ser pais exigentes:
Dicas
Significado de Rígido [Figurado] Que não é flexível nem transigente; intransigente: pai rígido.
Estabelecendo limites entre os seus pais e a sua vida. Pense bem sobre a possibilidade de cortar completamente o contato. Pode ser muito difícil “se divorciar” de uma mãe ou um pai tóxico mas, em alguns casos, cortar o contato de vez é essencial para a sua felicidade e saúde mental.
Alguns pontos que ajudam você a minimizar possíveis más posturas são:
Estabeleça limites aos pais e comece a ganhar a independência dentro de casa. Inicie fazendo coisas simples, que ainda permanecem na responsabilidade deles. Você pode lavar sua própria roupa, ajudar nas tarefas de casa, contribuir com as despesas financeiras, dentre outras atividades que não está acostumado a fazer.
Demonstre respeito pelas regras e seus pais podem confiar mais liberdade a você. Expresse que sabe que seus pais a amam e só querem o melhor para você....Persista.
Prepare-se para apresentar seus argumentos.
Defenda-se e peça para o seu pai parar. Defenda-se e diga para ele parar de pegar no seu pé. Seja firme, sem ser agressivo. Não aumente o tom da voz, mas diga bem sério: “Pare de falar comigo assim”. Depois de pedir para ele parar, saia do local.
Fale com os seus pais do mesmo jeito que você gostaria que eles falassem com você – assim, há mais chances de a conversa ser levada a sério. Escolha falar com um dos dois, dependendo da situação. Às vezes, é melhor tratar certos assuntos só com a sua mãe ou só com o seu pai.
Diga algo simples, como “Eu preciso falar” ou “eu preciso de sua ajuda” para trazer à tona o tema. Por exemplo, se seus pais perguntarem o que está errado, diga algo como: “Estou com alguns problemas e sinto que eu preciso falar com alguém de fora da família, como um terapeuta”.
Seja o mais direto possível para que a conversa comece de forma aberta e honesta. Fale sobre tudo que sua mãe precisa saber para entender a situação. Evite ficar dando indiretas. Por exemplo, comece com uma frase direta como “Mãe, eu estou namorando o João há um tempo e ele quer transar pela primeira vez.
Não peça favores aos pais. Pedir algo a eles faz com que eles tenham a vantagem sobre você; caso seja uma necessidade, será preciso fazer algo de volta. Apesar de não ser algo ruim, é uma posição que dá o poder de decisão ao pai controlador. Se possível, peça ajuda para amigos ou outros parentes se realmente precisar.
Dicas
Poucas vezes está contente com a sua companhia e tem uma atitude desagradável. Você sente que ela está competindo com você constantemente, tentando mostrar mais sucessos ou mais felicidade na vida dela. Tenta te manipular para que você se sinta mal com tudo o que você faz. Diz abertamente que não gosta de você
Assinale tudo que sua mãe já fez:
Apresente o garoto para elas e explique o problema, se elas gostarem dele, com certeza vão falar com os seus pais e te ajudar. Agora, se você não é próxima o suficiente de nenhum outro adulto, vale tentar falar com a sua sogra. Se ela gosta de você e aceita o seu namoro, pode ser sua grande aliada.
Converse com alguém de confiança: sua madrinha, tia, prima, amiga, tudo é válido quando é preciso convencer os pais. Peça para alguém conversar com eles e acalmá-los. Uma ajudinha não faz mal e pode te ajudar a ganhar pontos com os pais.