Nervo oculomotor – Wikipédia, a enciclopédia livre.
A segunda função é motora visceral, do grupo parassimpático-eferente visceral geral, responsável pela condução de impulsos para o músculo liso, que inerva o músculo liso do esfíncter da pupila, responsável pela constrição da pupila, e o músculo ciliar, responsável pela acomodação visual.
Uma paralisia do 3º nervo craniano pode prejudicar os movimentos dos olhos, a resposta das pupilas à luz, ou ambos. Essas paralisias podem ocorrer quando a pressão é colocada sobre o nervo ou o nervo não é irrigado com sangue suficientemente.
Nervo Acessório Este é o nervo que é o principal responsável pelas sensações no rosto. O nervo trigêmeo não é apenas um nervo sensitivo, mas também serve como um nervo motor, ajudando a tornar a mastigação possível. Este nervo contém três ramos conhecidos como o nervo oftálmico, o nervo maxilar e o nervo mandibular.
Nervo troclear Ele deixa o crânio através da fissura orbitária superior. Ele inerva um único músculo do olho: o músculo oblíquo superior. Esse nervo controla a motricidade da abdução, depressão e rotação medial (interna) do olho.
O V par craniano é o conhecido Nervo Trigêmeo. É um nervo misto, ou seja, possui funções sensitivas e motoras, sendo a sensitiva consideravelmente maior. Sua origem real está entre a ponte e o pedúnculo cerebelar médio.