EQST

Qual O Verdadeiro Boldo Do Chile?

Qual é o verdadeiro boldo do Chile?

Segundo Peixoto (2002), este gênero possui apenas uma espécie Peumus boldus Molina, o verdadeiro boldo, popularmente conhecido como boldo-do-chile e endêmico das regiões montanhosas do Chile. Apesar de ser encontrada no comércio brasileiro, a espécie não é cultivada no Brasil.

Para que serve o chá de boldo do Chile?

O boldo do Chile e o boldo brasileiro ajudam a melhorar a digestão e a diminuir os gases, principalmente quando tomado na forma de chá antes ou logo após as refeições. Além disso, a boldina melhora a ação da bile que é liberada pelo fígado no intestino, auxiliando na digestão de gorduras e no alívio da má digestão.

Como plantar um pé de boldo?

A propagação do boldo ocorre pelo plantio de um dos ramos da planta, pois apresenta fácil pegamento. As mudas devem ser plantadas distantes um metro umas das outras, pois a herbácea se desenvolve muito. As covas de plantio devem apresentar profundidade de 15 centímetros.

Qual a diferença do boldo-do-Chile para o boldo comum?

O boldo chileno cresce somente na região do Chile. Seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim. Seu chá pode ser feito como decoto ou tisana, o sabor não é tão amargo. Serve para facilitar a digestão e não deve ser usado diariamente, muito menos dado à crianças menores de 7 anos e mulheres grávidas.

Quais são os benefícios do boldo?

Segundo o especialista, a planta de fato melhora o processo de digestão, pois tem efeito sobre a vesícula biliar e aumenta as secreções gástricas. Além disso, o boldo auxilia no tratamento de cólicas gastrointestinais, azias, gastrites e colites (inflamações no cólon).

Como cuidar de um pé de boldo?

Sol pleno e água. As diferentes espécies de boldo são plantas de sol pleno, ou seja, que precisam de mais de 4 horas de sol direto, ou se forem menos horas, que sejam das horas de sol forte. Além disso, não são exigentes quanto à rega, o importante é regar sempre que o solo ou substrato estiver completamente seco.

Como plantar boldo na garrafa pet?

Passo a passo: Para plantar esses temperos, escolha uma garrafa grande, corte-a ao meio (descartando, da mesma forma que na dica anterior, a parte de cima onde fica a tampinha) e preencha-a com uma mistura de terra, areia e adubo, fazendo os mesmos furinhos no fundo da garrafa para permitir a passagem de água.

Qual é o nome científico da planta boldo?

Plectranthus ornatus - Existem várias espécies de “boldo”, dentre elas o Plectranthus ornatus, conhecido como boldinho, boldo rasteiro, boldo miúdo – da família Lamiaceae – cuja propriedade medicinal é basicamente digestiva (para o fígado).

O que o boldo faz no organismo?

Segundo o especialista, a planta de fato melhora o processo de digestão, pois tem efeito sobre a vesícula biliar e aumenta as secreções gástricas. Além disso, o boldo auxilia no tratamento de cólicas gastrointestinais, azias, gastrites e colites (inflamações no cólon).

Como reconhecer o verdadeiro boldo?

O boldo de moita se distingue do boldo de jardim por ter um tamanho menor, uma moita de no máximo 1 m de altura. Quando plantado direto no solo, possui folhas mais pontudas e serrilhadas e sua penugem é menos espessa. Suas flores são rosadas ou liláses, suas hastes têm por vezes tons arroxeados das bases das folhas.

Como devo regar o boldo?

Deve regar o boldo com certa frequência, mas não é preciso fazê-lo diariamente, apenas quando vir que a terra está muito seca. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de água para não deixar o solo encharcado.

Quantas vezes devo regar Hortela?

Uma boa irrigação é fundamental para que a hortelã se desenvolva bem. Regue a plante frequentemente, especialmente nos dias mais quentes. Nesses casos, pode ser necessário regar até duas vezes por dia. O solo precisa estar sempre úmido, mas não precisa encharcar.