O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos.
O coração humano divide-se internamente em quatro cavidades: Dois átrios: Cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração; Dois ventrículos: Cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.
O coração dos anfíbios apresenta três cavidades: dois átrios completamente separados e um ventrículo. Pelo átrio esquerdo, o coração recebe sangue rico em oxigênio proveniente dos pulmões. O átrio direito recebe sangue venoso proveniente do corpo. Os dois tipos de sangue encontram-se no ventrículo.
As cavidades são os espaços que moldam o corpo e podem ser considerados buracos onde os órgãos e sistemas estão alojados. Nos organismos superiores, as seguintes cavidades podem ser distinguidas: craniana, espinhal, torácica e abdominopélvica. Este último pode ser dividido em cavidade abdominal e cavidade pélvica.
A função essencial destas cavidades é a proteção dos órgãos que aí estão encerrados contra injúrias exteriores.
O coração humano possui quatro cavidades, ou câmaras: duas aurículas na parte superior e dois ventrículos na parte inferior. As aurículas recebem o sangue, enquanto os ventrículos têm a função de o bombear.
O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.
a) Cavidade ventral (na frente do corpo): é formada pelas cavidades torácicas e abdominopélvica. A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma".
A pelve contém os principais componentes abdominais: a bexiga, partes terminais dos ureteres, órgãos genitais, pélvicos, reto, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Nas mulheres, também aloja ovários e útero.
O esqueleto pode ser dividido inicialmente em três partes: (1) axial, (2) apendicular e (3) esplâncnico. O esqueleto axial compreende a coluna vertebral, as costelas, o esterno e o crânio. O esqueleto apendicular inclui os ossos dos membros torácicos e pélvicos.