Nesse texto, abordaremos os diferentes tipos disponíveis e discutiremos métodos eficientes de isolamento térmico para minimizar o calor que incide sobre a telha. Acompanhe para saber mais!
Bem mais leve que o concreto, a cerâmica, o metal e o fibrocimento, a telha de PVC é versátil, fácil de limpar e de instalar. Há telhas coloniais de PVC em diversas cores, inclusive transparentes.
As telhas ecológicas são ótimas opções de telhas que não esquentam o ambiente. Elas utilizam material reciclado em sua formulação, sendo ideais para substituir os modelos convencionais.
As telhas de cerâmicas, também chamadas de telhas de barro, são as mais comuns no Brasil. Provavelmente é só você olhar ao redor e encontrará vários telhados com esse tipo de material. Devido a essa popularidade, são fáceis de encontrar no mercado, havendo uma grande diversidade de formatos e modelos.
Além disso, a telha de concreto possui baixa condutividade térmica, o que significa que não aquece facilmente. Sua durabilidade e encaixe perfeito reduzem a necessidade de manutenção e minimizam o risco de goteiras.
As telhas de concreto também apresentam baixo índice de condutividade térmica, sendo excelentes para deixar o ambiente mais fresco — isso é especialmente verdade para as telhas de cor clara, que são ainda mais eficientes.
Encontradas em diferentes modelos, as telhas também são feitas de diferentes materiais. Cada um deles possui vantagens e desvantagens e usos e aplicações diferentes. Na hora de escolher o material ideal para você, observe as características de cada um desses tipos de telhas e veja o que mais se adéqua ao seu projeto, orçamento e clima. Confira os tipos mais comuns encontrados nas construções brasileiras:
Clima, orçamento, modelo e inclinação do telhado: tudo isso são aspectos que devem ser observados na hora de escolher um tipo de telha. Além de seguir esses requisitos, se pensado e projetado com cuidado, seu telhado pode trazer mais conforto, beleza e segurança para sua casa. Aproveite e veja sugestões de telhas ecológicas para ter uma casa sustentável!
A telha de policarbonato é usada em coberturas de áreas externas ou para criar pontos de luz dentro da casa, já que é uma telha transparente e translúcida. Além disso, é um modelo resistente, durável, leve e com proteção UV, que evita o amarelamento.
Esse é um tipo de telha metálica revestida por uma camada de rocha moída com acabamento cerâmico. Elas proporcionam conforto térmico e são visualmente parecidas com as telhas de cerâmica ou concreto.
A escolha da telha certa para sua casa ajuda a proporcionar conforto térmico, leveza, luminosidade e beleza à sua casa. Cerâmica, barro, vidro, PVC, plástico, ecológica… Existem diversos materiais utilizados na criação de telhas, e cada um deles possui características e estilo próprios. Por isso, para não errar na hora de criar de seu projeto, é preciso ter alguns cuidados.
As duas possuem design diferente, oferecendo diferentes acabamentos visuais para o seu telhado. Enquanto a telha romana possui um design mais achatado, sugerindo mais funcionalidade, as telhas portuguesas, arredondadas, sugerem maior graça, devido às ondulações que proporcionam ao telhado.
Esse tipo de material é resistente ao fogo e às mudanças climáticas, como ventos fortes, tempestades e granizos. Além disso, possui a vantagem de ser reciclável, ao fim da vida útil da telha é possível reciclá-la e transformá-la em uma nova telha. Se comparada aos modelos de cerâmica ou concreto, as telhas de PVC não são bons isolantes térmicos ou acústicos, podendo deixar o ambiente interno quente demais. Para tentar reverter o problema, é possível usar uma manta entre o telhado e forro.
Trata-se então da telha perfeita para quem mora no Brasil, na qual certas regiões sofrem com variações grandes de temperatura. Até porque, saber qual telha esquenta menos envolve saber qual telha faz mais sentido com a lógica da sua região, no caso, com a telha de concreto, é possível alcançar um consenso maior a respeito de sua universalidade.
Já na hora da instalação, é preciso ter ainda mais cuidado, pois as telhas de concreto são pesadas. Uma peça de 24 cm de largura pode chegar a pesar, no mínimo, de 2 kg.
Isso porque atualmente no mercado existem diversas formas de adaptar as telhas de acordo com as necessidades da casa, principalmente quando elas envolvem controlar a temperatura do ambiente. Variando entre telhas mais pesadas, mas mais eficientes, passando por telhas com tecnologias modernas e visuais tradicionais, tudo depende do desejo do proprietário e do contexto em que ele está inserido, como quando se deseja fazer um telhado plano, ou quando é preciso adaptar as telhas de acordo com as condições climáticas.
Também importa saber que sua capacidade de conferir conforto térmico é reduzida. Ou seja, seria necessário construir uma laje ou contratar a instalação de um forro.
Trata-se de um bom modelo para começar a analisar os diferentes tipos de telhas, pois possui um isolamento térmico que chega a incríveis 95%, causando variação de temperatura que chega no máximo até 8º.
A busca por soluções sustentáveis na arquitetura tem levado a uma crescente valorização da arquitetura bioclimática, que busca integrar elementos naturais aos projetos para promover o conforto térmico nos ambientes. Nesse contexto, a luz solar…
Para quem procura uma opção mais barata do que o vidro, essa é uma boa aposta. As telhas translúcidas são feitas de fibras de vidro e são encontradas nos modelos transparentes ou translúcidos, podendo ser coloridas ou não. Assim como o vidro, proporcionam iluminação natural e ajudam a economizar energia elétrica, mas com a vantagem de serem mais leves e mais fáceis de manusear. São flexíveis e bastante resistentes, por isso, são usadas muitas vezes em indústrias.