Os sinais de pontuação mais utilizados para intercalar palavras ou frases em sentenças são os parênteses, mas podem também exercer essa mesma função os travessões. Exemplos: No capítulo final de Avenida Brasil, Carminha (interpretada por Adriana Esteves) apresenta uma redenção emocionante.
As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula. Exemplo: ... Quando a informação depois dos pontos for uma citação entre aspas, esta começará com letra maiúscula.
Além disso, a formatação da citação direta longa é diferente: ela deve ser destacada com recuo de 4 cm, tamanho da fonte 10 e não utilizar aspas. O espaçamento dentre as linhas deve ser simples. Deve-se deixar um espaço de 1,5 entre o restante do texto e a citação. O alinhamento deve ser justificado.
Citação Direta
As referências devem ser indicadas pela chamada AUTOR-Data ao longo do texto, colocando a descrição no final da resenha. No final, citar: nomes dos autores (pode ser abreviado, no máximo dois nomes e caso tenha mais nomes usar o et. al.); nome da revista, do livro ou outro; data (mês e ano da publicação).
A resenha é um texto onde vamos falar sobre alguma coisa, um livro, um filme, um documentário, enfim, infinitas coisas. Sendo assim devemos resumir com a nossa opinião sobre o que achamos daquilo. Uma citação é algo que não é seu, mas sim, é possível colocar e comentar sobre aquela citação, concordando ou discordando.
Citação Direta
Os passos são um pouco mais simples:
Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita
Resenha de filme: como fazer (com exemplos)
No caso da Resenha descritiva, como o próprio nome diz, o objetivo é descrever e analisar, sem críticas ou opinião do autor. Ela deve conter alguns detalhes que sejam relevantes e que possam servir de inspiração para pessoas que lerem e quiserem fazer outro textos.
1. Resenha descritiva. Nesse tipo de resenha, o resenhista dá a conhecer ao leitor um pouco sobre o autor e sua obra. O assunto abordado no livro, por exemplo, o que é feito de forma bastante breve, ou seja, sem detalhar personagens e acontecimentos.
Como todo trabalho acadêmico, a resenha deve seguir as normas de formatação da ABNT. Deve ser um texto objetivo. Então, a recomendação é que seu conteúdo seja de 06 a 10 parágrafos, o que totaliza algo em torno de duas laudas.